DSEI Rio Tapajós realiza ações do Novembro AZUL

12 votos

img-20141129-wa0121.jpgO Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós promoveu, na última semana, as ações do Novembro Azul, segundo o responsável técnico do Programa Saúde do Homem e do Idoso no DSEI/DIASI, Enfermeiro Ernanison Vaz, “O Novembro Azul caracteriza um momento muito importante, requerendo maior atenção e autocuidado, pois a ação esta voltada especificamente para a saúde do homem”.

A realização da ação foi conduzida pelo corpo técnico da Divisão de Atenção a Saúde Indígena (DIASI) em parceria com profissionais da equipe multidisciplinar do Polo Base Missão Cururu, sediada no município de Jacareacanga (PA), com atividades de intensificação e educação em saúde, voltadas com temas relativos à Saúde do Homem e demais serviços em saúde.

"O objetivo da ação foi sensibilizar os homens indígenas e colaboradores para a necessidade de realizarem exames para combater o câncer de próstata, hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, DST/HIV. Cuidar da sua saúde de uma forma geral.”, explica a coordenadora do DSEI, Cleidiane Carvalho.

 Durante a ação foi ofertado à população as seguintes serviços: testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Consulta de Enfermagem, verificação de Pressão arterial, testagem de glicemia capilar, consultas médicas, ultrassonografia prostática, atendimentos odontológicos, avaliação nutricional, ações psicossocial, diversas ações de educação em saúde e atividades esportivas. 

A ação aconteceu nos demais Polos Base e Casais de jurisdição do DSEI Rio Tapajós, ficando a critério do profissional responsável pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) de cada polo e Casai elencar o dia para realização e mobilização da ação.

img-20141129-wa0143.jpg    img-20141129-wa0140.jpg    img-20141129-wa0136.jpg