Conversando sobre modos de produzir saúde: relato de uma experiência em grupo

16 votos

 

social_media_468.gif

 

O grupo com a equipe de profissionais da clínica médica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes surgiu da iniciativa de um estagiário e duas residentes de Psicologia durante o período de estágio dos mesmos no respectivo setor. A proposta emergiu da necessidade da Psicologia desenvolver um trabalho mais articulado com os profissionais e direcionado para este público.

No cotidiano do trabalho no contexto da clínica, observamos que os profissionais lidam frequentemente com questões como a morte de pacientes, dificuldades no relacionamento interprofissional, bem como com pacientes e acompanhantes. Deste modo, realizamos um levantamento das demandas para possível intervenção da Psicologia. Para tanto, disponibilizamos um questionário com cinco perguntas para que cada profissional respondesse se existiam demandas de difícil enfrentamento no trabalho naquela clínica e possíveis de serem trabalhadas pela Psicologia. Também solicitamos que sugerissem propostas de intervenções e que expressassem se tinham interesse em participar.Realizado este levantamento, tabelamos os dados e agendamos uma devolutiva para a equipe no espaço de um antigo posto desativado dentro da clínica. Após a apresentação dos dados, discutimos com a equipe a demanda com maior relevância a ser trabalhada naquele momento. Sendo assim, os profissionais elegeram o estresse e sugeriram como atividade a proposta de encontros grupais de curta duração.

Os grupos ocorriam semanalmente no próprio espaço da clínica (posto de enfermagem desativado) e eram tratadas temáticas envolvendo o cotidiano do trabalho .

A experiência de realização do grupo junto à equipe possibilitou uma maior aproximação da Psicologia com os profissionais do serviço. O grupo também permitiu a criação de um momento de interação entre os profissionais que, até então, não existia neste espaço. Outro aspecto relevante diz respeito aos momentos de “pausa” e “distração” que as atividades oportunizaram. Estas, inclusive, foram características destacadas com frequência pelos membros do grupo.  A disponibilidade e interesse da equipe foi de fundamental importância no acolhimento e andamento da proposta, bem como a presença e incentivo das chefias da gerência e assistência do serviço. Alguns desafios ainda permanecem no tocante às atividades em grupo, um deles diz respeito à ampliação de estratégias que possam favorecer a adesão de outros profissionais da equipe, como os médicos.