Treinamento e capacitação em biossegurança é ação contínua no HRO, HNSS e HC

7 votos

Com finalidade de repassar as diretrizes, referente a proteção e segurança dos trabalhadores, HRO segue com ciclos de capacitações de Biossegurança. De acordo com a enfermeira do Trabalho Eloá Cassaro, a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.

 

Dentre essas diretrizes, inclui-se que: “o empregador deve assegurar capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada”. Esta capacitação deve orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, as medidas de controle dos riscos, os equipamentos de proteção individual e coletiva, medidas de prevenção de acidentes e incidentes, entre outros. Portanto, para fins de aplicação desta NR e pensando na prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador, são realizados periodicamente treinamentos com o tema “Biossegurança” voltado para todos os trabalhadores do Hospital Regional do Oeste, Hospital da Criança e Hospital Nossa Senhora da Saúde.

Biossegurança é considerado um tema muito amplo, durante estes treinamentos nos hospitais administrados pela entidade filantrópica Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (AHLVF) são abordados os seguintes assuntos: Controle de Infecção Hospitalar e lavagem das mãos; controle de acidentes com material biológico e perfurocortante; medidas preventivas e medidas a serem adotados pelos trabalhadores em caso de acidentes ou incidentes; uso de EPI e calçados fechados; descarte de resíduos hospitalares; a proibição de uso de adornos, bem como a proibição do consumo ou guarda de alimentos nos postos de trabalho.

Ainda em conformidade com a referida NR, os treinamentos são feitos de forma continuada, ou seja, todo o trabalhador deverá realizar o treinamento, seja da área administrativa, assistencial e setores de apoio. De maneira que no decorrer do ano todos os colaboradores sejam contemplados. Além disso, sempre que existe uma mudança nos riscos existentes ou novas medidas de prevenção de acidentes ou incidentes, são feitos os treinamentos voltados para a biossegurança.

Os treinamentos de biossegurança são aplicados por uma equipe composta por Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermeiro coordenador do setor de Controle de Infecções Hospitalares, com o apoio dos setores de Vigilância Epidemiológica, Educação Permanente e Biólogo responsável pelo setor de Higiene e Limpeza Hospitalar.