Encontro da PNH em Itapema ainda repercute na imprensa local!

13 votos

Neste sábado (21), na Câmara de Vereadores, aconteceu a 1ª Oficina Municipal de Humanização, realizada com o objetivo de sensibilizar a gestão e os trabalhadores para a Política Nacional de Humanização (PNH). Estiveram presentes no evento o prefeito Sabino Bussanello (foto), o secretário municipal de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, Patrícia Campos Silva, consultora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e Maria de Fátima de Souza Rovaris Formadora do Curso de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização.

A Humanização tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, para oferecer a melhoria no atendimento aos usuários.
“Diferente de outros serviços oferecidos pelas secretarias, a Saúde atende a pessoas fragilizadas, salvo as gestantes. Por isso a importância de um evento como esse, que nos faz entender e aprender a forma adequada de atender cada vez melhor nossos cidadãos e cidadãs” destaca Roberto Carlos Ruiz, Secretário de Saúde.
 

Nesta 1ª Oficina foi criado o Comitê Gestor Municipal de Humanização, com dois representantes, titular e suplente, de cada Unidade de Trabalho da Saúde. Este instrumento ajudará na sustentação da PNH no município de Itapema, co-gerindo a Política de Humanização Municipal, criando uma rede de discussão sobre a Política e colocando esta em prática, através da co-gestão, entre a Secretaria Municipal de Saúde e os trabalhadores de saúde.
“Com a criação do Comitê Gestor Municipal de Humanização, vamos caminhando cada vez mais para o objetivo final deste processo que é promover a Política de Humanização em toda a rede de saúde do município”, reforça Roberto Ruiz.

O prefeito Sabino elogiou os mais de 70 profissionais da saúde que participaram da atividade. "Isso mostra o comprometimento em se aperfeiçoar e, conseqüentemente, melhorar a qualidade no atendimento a quem mais precisa", enfatizou.