Política Nacional de Humanização fará lançamento de suplemento sobre Apoio Institucional publicado na Revista Interface

10 votos

rev_interface.jpg

 

No próximo dia 25 de março, a Política Nacional de Humanização (PNH), realizará o lançamento do suplemento com o tema ‘Apoio Institucional na Política Nacional de Humanização’, publicado na Revista Interface, ás 16:30 horas, em Brasília-DF.

Na oportunidade estarão reunidos todos os apoiadores, que compõem o coletivo nacional da PNH, inclusive os escritores do suplemento.

 

A Interface, prestigiada revista acadêmica publicada pela Unesp, traz 29 artigos e uma entrevista sobre os 10 anos da PNH e o processo de democratização no SUS

 

Apoio institucional é a estratégia utilizada pela Política Nacional de Humanização – PNH – para implantar seus princípios e diretrizes, tais como o acolhimento, a clínica ampliada, a cogestão, dentre outros. É um processo de trabalho complexo e exigente, que envolve todos os atores da cena social da saúde, de funcionários a médicos e gestores. "O apoio institucional é um modo de fazer na saúde, que inclui a desestabilização nos ambientes laborais como parte importante dos processos de trabalho. É por meio da problematização do que está instituído que é possível provocar a criação de novas práticas em saúde, o que é condição para a continuidade do movimento susista", dizem os autores na introdução do suplemento da revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação, dedicada ao tema.

Interface é uma revista interdisciplinar, gratuita, trimestral e publicada em quatro idiomas (português, inglês, alemão e espanhol), editada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu e Instituto de Biociências de Botucatu). Em 29 artigos e uma entrevista, professores, alunos, trabalhadores, gestores e usuários implicados com o SUS e com a democratização da produção e difusão do conhecimento refletem sobre o modo de fazer a saúde no Brasil. Fotos de Radilson Carlos Gomes complementam textos e informações.

"Esse suplemento, com o tema 'Apoio institucional na Política Nacional de Humanização' foi fruto de uma parceria muito profícua entre a revista e o Ministério da Saúde, em especial com a Política Nacional de Humanização. É o segundo suplemento publicado em parceria com a PNH. O primeiro foi em 2009, com o tema 'Humanização do SUS como uma Política do Comum'", conta o professor Gustavo Nunes, um dos seis editores da publicação, que consumiu um ano de trabalho e mais de 70 revisores com produção reconhecida no tema.

Para Nunes, o suplemento concentra o que há de mais atual e relevante na produção brasileira sobre o Apoio Institucional e a democratização institucional no campo da saúde, no SUS e sua relação com os 11 anos da PNH. "Um conjunto de produções amplo, que representa várias matrizes teóricas relacionadas com o tema. Um verdadeiro marco para incluir mais profundamente no campo acadêmico e político o Apoio Institucional como estratégia e método para produção de maiores graus de democracia".

Disponível apenas online, Interface é uma revista acadêmica que, segundo o editor, representa "uma das mais importantes publicações científicas indexadas às principais bases de dados mundiais, referência em várias áreas do conhecimento, tais como comunicação, saúde, educação. Na área de saúde coletiva é um dos mais conceituados periódicos acadêmicos do Brasil".

Prova disso, é a entrevista feita com Gastão Wagner, professor titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, criador do método Paideia – postura metodológica de reformulação dos mecanismos tradicionais de gestão – assinada por Liane Righi. Além dos editores associados, Antonio Cyrino e Vera Garcia, participaram como editores convidados Eduardo Passos, Elizabeth Barros, Ricardo Teixeira, Tadeu de Paula e Carlos Rivorêdo.

O evento contará com transmissão online aqui na Rede HumanizaSUS. Participe!

Acesse a revista clicando aqui

 

Serviço:

Data: 25/03/2015

Local: Fiocruz sala 08 (Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro)

Horário: 16:30 h

Contato: 61-33159130

 

 

*Equipe de Comunicação e Jornalismo (PNH/MS)

Jornalista Responsável: Sheila Souza