Viva Promove encontros em Porto Alegre

13 votos

logo_sem_frase.png

 

 

 

 

 

 

 

Viva promove encontros em Porto Alegre

Eventos acontecem nos dias 12 e 13, sendo este último aberto a todos os profissionais de saúde interessados em conhecer os benefícios e as técnicas de contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados.

Nos dias 12 e 13 de janeiro, a Associação Viva e Deixe Viver reunirá os voluntários de Porto Alegre (RS) para uma programação especial. Na segunda-feira (12/01), o encontro terá como objetivo a apresentação da nova gestão, do Balanço Social/Fiscal, da Pesquisa “Perfil do Voluntário Viva” e do Diário do Contador de Histórias. Na terça-feira (13/01), os destaques serão a pesquisa “A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental” e a oficina “Com uma História na Cabeça” – em evento aberto a todos os interessados. As apresentações serão às 19h, no Auditório Elizabeth Lee, no Colégio Americano, conduzidas por Valdir Cimino, fundador e presidente da Viva.

“Além de uma prestação de contas da atuação de nossos voluntários nos hospitais da capital gaúcha, queremos oferecer aos profissionais da Saúde uma oportunidade de conhecer os benefícios da contação de histórias para a saúde mental e também aprender novas técnicas de narrativas”, afirma Cimino, reforçando o convite para o encontro do dia 13 de janeiro.

A Associação Viva e Deixe Viver iniciou suas atividades em Porto Alegre em 2004. Atualmente, os voluntários Contadores de História atuam no Hospital da Criança Santo Antônio, localizado no complexo da Santa Casa, e no Hospital da Criança Conceição. Vestidos com aventais coloridos, os Contadores de História têm contribuído para transformar o ambiente hospitalar num lugar mais agradável, contribuindo para a recuperação dos pequenos pacientes. O resultado deste trabalho tem sido valorizado por toda a equipe médica, pelas crianças hospitalizadas e seus acompanhantes.

Reconhecida pelo profissionalismo com que atuam seus voluntários, a Viva também se dedica a projetos de humanização da saúde, como a pesquisa “A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental”, desenvolvida em parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, desde 2006. “Ainda há muitos questionamentos relacionados à atuação junto a crianças e adolescentes com estado emocional alterado em função de uma patologia, porém, compartilhar as conquistas e expertise promove a multiplicação de conhecimento e uma melhoria significativa no tratamento de pacientes em outras instituições, espero que aqui de Porto Alegre também”, comenta Cimino.

Programa
12/01 – Apresentação da Nova Gestão, Balanço Social/Fiscal, Pesquisa “Perfil do Voluntário Viva” e Diário do Contador de Histórias

13/01 – Pesquisa “A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental” e Oficina “Com Uma História na Cabeça”

Apresentação de Valdir Cimino – Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, pós-graduado em Tecnologia de Ensino pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia São Paulo, presidente da Associação Viva e Deixe Viver.

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver – www.vivaedeixeviver.org.br – Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.131 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 82 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

Serviço

Viva e Deixe Viver promove encontros em Porto Alegre (RS)
Data: 12 e 13 de Janeiro 2015
Horário: 19h
Local: Auditório Elizabeth Lee – Colégio Americano
Rua Lauro de Oliveira, 71 – Bairro Rio Branco
Porto Alegre – RS

Contatos com a Imprensa: Oficina da Palavra: (11) 3289-2139 – Luciana Garbelini: (11) 99292-2131 e Denise Lima: (11) 99611-7381