Hospital com diretriz da Política Nacional de Humanização é vencedor do Prêmio Inoves 2009

15 votos

Acolhimento com classificação de risco. Esse é o nome do dispositivo da Política Nacional de Humanização(PNH) que  vem mudando o atendimento em saúde em todo o Brasil e que foi motivo de premiação para o Hospital Dório Silva, localizado no município de Serra-ES, a 27 km da capital capixaba. A melhoria no atendimento às pessoas que procuram o pronto-socorro garantiu o prêmio Inoves 2009 à instituição, que disputou com  mais de 200 serviços. A premiação é um estímulo à modernização da administração pública e o reconhecimento de resultados a partir de iniciativas inovadoras no serviço público estadual e municipal dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

 

O acolhimento com classificação de risco muda a lógica da porta de entrada do serviço de saúde. Assim que chega ao pronto-socorro, a situação de saúde é avaliada e  o paciente é encaminhado de acordo com a gravidade de seu caso, o que  agiliza o atendimento.

O fluxo do pronto-socorro é dividido por cores, sendo que a vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, como nos casos de traumatismos graves, dor aguda no peito, perfurações em partes vitais e queimaduras graves. A cor amarela indica urgência (dor abdominal, diarréia resistente, desmaio, etc.). As cores azul e verde simbolizam a necessidade de atendimento não urgente, e as pessoas classificadas nessas categorias são encaminhadas à atenção primária e ao pronto-atendimento, como nos casos de troca de curativos, emissão de atestado médico, recebimento de exames e outros. Todos os pacientes são encaminhados  pelo serviço social com essa nova lógica, e  recebem informações sobre  qual é o melhor local para receber o tratamento.

As discussões sobre a implantação desse dispositivo no hospital se deram logo no início da PNH, em 2003, e foram feitas com a inclusão dos gestores, trabalhadores, usuários e da própria rede de saúde, que precisa estar preparada e integrada com o hospital, para receber os casos de menor complexidade. Em maio de 2008 é que esse acolhimento diferenciado foi implantado. De lá pra cá, a mudança é visível e reconhecida como positiva pelos trabalhadores e usuários. “Antes,  o pronto socorro era chamado de ‘gaiolinha’, pois haviam guardas, grades de ferro e uma lógica de exclusão e triagem. Agora, todos são atendidos, respeitando principalmente os que precisam do atendimento imediato”, afirma a doutora em saúde pública e coordenadora do setor de humanização Angélica Andrade.

O aposentado Odilon Rocha passou de usuário a membro do conselho gestor do hospital, do qual chegou à presidência. “É um novo modelo. Sempre tivemos essa esperança de modificação. Antigamente, era briga de todos os lados, todos queriam ser atendidos ao mesmo tempo. Agora nós usuários passamos de adversários para parceiros do hospital” relata.   “É preciso ser usuário pra propor, pra recomendar.” Afirma ele, que participou da cerimônia de entrega do prêmio, na última quinta-feira,  03 de dezembro.

 

A premiação
O prêmio Inoves foi dado a dez equipes de servidores que desenvolvem projetos para a melhoria dos serviços. Cada equipe recebeu  troféu Inoves  e R$ 7 mil para o desenvolvimento do projeto. Os 108 semifinalistas  tinham  pelo menos seis meses de implementação da inovação e apresentaram resultados verificáveis. O evento reuniu mais de 1,2 mil pessoas e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Hartung.

Além do acolhimento com classificação de risco, o hospital tem investido também em  “visita aberta”, outro dispositivo da PNH que amplia a participação da família das pessoas internadas, aumentando o horário de visita.  “A premiação valoriza nosso trabalho. É um grande reconhecimento, pois desde 2003 lutamos enquanto muitos imaginavam que seria impossível. O prêmio só afirma o SUS que dá certo”, conclui Andrade. Em 2010, os  hospitais da rede estadual vão implantar o acolhimento com classificação de risco. A princípio, 222 profissionais vão integrar as equipes que atuarão na rede de urgência e emergência de todos os hospitais estaduais.