Ioga no SUS

22 votos

yoga2.jpg

Convido a todos para visitar na área  PNH as pautas que produzimos ao longo de 2014, todas sobre o SUS que dá certo.  Os assuntos são variadíssimos e recentemente publicamos uma experiência muito interessante, sobre a prática de ioga no SUS, no município de Faxinal de Soturno, interior do Rio Grande do Sul. A prática começou numa unidade, dentro da Secretaria de Saúde, e teve tanta receptividade, que outra turma foi aberta e as aulas passaram a ser no auditório da prefeitura, maior e mais ventilado.
      Confesso que adorei entrevistar a instrutora de ioga que conduz a prática e escrever essa breve matéria. Eou suspeita no assunto.  Pratico ioga há quase 30 anos e sei os benefícios que ela traz.  Quando comecei a praticar, em São Paulo, havia muito mistério em torno do assunto, ioga era coisa de hippie ou de devotos capazes de acordar às 5 da manhã para saudar o sol. Uma aura de misticismo fazia com que a ioga interessasse a alguns e fosse descartada por outros. Não renego a mística. Quem começa a praticar com frequência acaba se interessando pela cultura indiana que vê o divino em tudo. Tanto que uma das saudações mais populares  no início de uma prática é o "Namastê": "o deus em mim saúda o deus em ti."    Esse aspecto também pode ser fascinante, mas não é preciso participar de nenhuma crença para se beneficiar de uma prática de ioga. E também não é preciso ser atleta  ou dançarina, como a cantora Madonna, que é adepta. O que é preciso?  Um bom instrutor, um colchonete ou o mat (um tapetinho que não escorrega) e ao menos 1 hora de dedicação semanal.  Os benefícios são imediatos e cada vez mais reconhecidos cientificamente, assim como os benefícios da meditação, que fazem parte da maioria das aulas.  Em Faxinal do Sul, a prática de ioga não tem uma indicação específica, mas os praticantes relatam melhoras nos sintomas de insônia, hipertensão, ansiedade e muitos outros.  Para gente estressada, é um bálsamo. Incrível como os sábios indianos já conheciam, há milhares de anos, o poder da respiração associada aos asanas (as posturas).  Para mim, um aspecto sempre chamou a atenção: a percepção profunda da natureza. As posturas estão ligadas ao movimento dos animais (o gato, o cachorro, a serpente…), a saudação ao sol é um espreguiçamento sofisticado e a postura da criança um descanso. Tem sabedoria, poesia e alegria no ioga. Sabemos que isso cura.

    No ano passado, quando as agências internacionais divulgaram que a India abriria um vice-ministério de Ioga, o assunto repercutiu na hora e ganhou muitos aplausos nas redes sociais, aqui e em muitos lugares do mundo.  No Brasil, saber que existe ioga no SUS e que esse movimento pode crescer nos próximos anos é uma notícia linda. Queria compartilhar com vocês. Namastê!

Déborah de Paula Souza/ Nucleo de Agenciamento de Noticias/PNH