PNH apoia Documento Técnico-Político de Cuidado em Atenção Básica às Populações em Situação de Rua no Rio de Janeiro/Centro

15 votos

 

imagens_home_humanizasus-01.png

 

O grupo de pesquisa “Enativos: conhecimento e cuidado” do Programa de Pós Graduação em Psicologia, da Universidade Federal Fluminense e os trabalhadores da equipe do Consultório na Rua-Rio de Janeiro/Centro (2012/2013), com o apoio da Política Nacional de Humanização(PNH), apresentam o documento técnico “Diretrizes, metodologias e dispositivos do cuidado no POP RUA”. O registro é fruto de mais de um ano de pesquisa junto à prática de cuidado da Equipe de Consultório na Rua, e teve como objetivo formular diretrizes, métodos e dispositivos montados na prática de cuidado em saúde junto a pessoas em situação de rua no centro da cidade.

Neste documento está sistematizado o acúmulo da prática de cuidado de uma equipe pioneira em atenção básica para o território da rua. Resultado de um apoio institucional realizado pelos pesquisadores junto à equipe, tem autoria coletiva: dos trabalhadores que pensaram e  enunciaram as diretrizes e os modos de fazer de sua prática de cuidado e dos pesquisadores que entraram como facilitadores deste processo.

Para a PNH, o material é valioso por problematizar e formular  novas práticas nos processos de gestão e cuidado na ponta dos serviços em saúde para a população em situação de rua. Sobretudo, é uma aposta na capacidade dos trabalhadores pensarem  suas práticas e criarem novas tecnologias de cuidado, sendo também mais uma oportunidade  de  colocar em prática os princípios, diretrizes e dispositivos da Humanização, tais como a Ampliação da Clínica, o Acolhimento, o trabalho em Rede, os Direitos dos Usuários, a promoção da Autonomia dos trabalhadores, gestores e usuários, a Gestão Compartilhada e Participativa da Clínica.

O documento que aqui disponibilizamos tem como objetivo trazer elementos para a discussão e qualificação das práticas de cuidado na Atenção Básica, partindo do contexto do cuidado com a rua. Marcado por uma consistente reflexão a partir da realidade concreta do território rua, este material condensa  um  sentido técnico, ético e político, aporte fundamental para  trabalhadores, gestores, usuários e comunidade enfrentarem iniquidades com ofertas que respeitam direitos em situações singularidades de existência.