Projeto VER-SUS no Rio Grande do Norte Conclui Mais Uma Edição

14 votos

O projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), como o nome sugere, é um estágio vivencial na realidade do Sistema Único de Saúde em que estudantes de graduações vão, por um tempo determinado, a outro município conhecer a realidade de saúde daquela população. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, CONASS, CONASEMS, Fundação Oswaldo Cruz, União dos Estudantes e o Sistema Único de Saúde. O público alvo são estudantes de diversas áreas, dentre os diversos cursos envolvidos pode-se citar: Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia, Gestão em Saúde, Nutrição, Serviço Social, Engenharias e Direito. Dessa forma, o VER-SUS é realizado como estágio interdisciplinar no qual estudantes observam e entram em contato com o trabalho de outros profissionais, uma experiência única e que retrata o seu futuro profissional.

Durante dez dias, quarenta e oito estudantes de diferentes universidades do Estado, divididos em quatro grupos com dez viventes e dois facilitadores, conheceram de perto o Sistema Único de Saúde (SUS) em Afonso Bezerra, Apodi, Rodolfo Fernandes e Jardim do Seridó, municípios do Rio Grande do Norte. A vivência ocorreu com foco na observação, onde os estudantes observaram o funcionamento da saúde dos municípios e refletiam as realidades observadas com o grupo. A observação ocorreu com base nos princípios e diretrizes do SUS, analisando a sua aplicabilidade nos diversos estabelecimentos e instituições visitadas pelos grupos ao longo da vivência.

O estudante de Gestão Hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Paulo Teixeira, 19 anos, foi um dos participantes do projeto que acredita ser um diferencial importante para a formação acadêmica. “É uma oportunidade única, dificilmente na academia temos a oportunidade de conhecer e conviver com estudantes de outros cursos. Foi muito interessante, para mim, conhecer a realidade de saúde de pessoas que vivem distantes de grandes centros urbanos… muitas vezes, simplesmente por morar na zona rural o direito a saúde deixa de valer. Pudemos observar tanto iniciativas magníficas, como situações que feriam a ética e a dignidade humana. Hoje tenho uma visão muito mais ampla do que é a Saúde Pública no meu país", declarou.

ver-sus_brasil_rn.jpg