Combate à Dengue faz parte das ações de promoção à cidadania no CER III SORRI-BAURU.
Estar em uma extensa área, aliada ao grande número de pessoas que passam diariamente na SORRI-BAURU faz com que o combate à dengue se torne uma tarefa mais difícil, por isso foi proposta, pela Vigilância Sanitária de Bauru. SP, a implantação de uma comissão de funcionários e usuários da Instituição denominada “Comissão de Controle Integrado do Aedes aegypti” (CIA).
A CIA da SORRI-BAURU, uma iniciativa pioneira no município, atua no combate à dengue realizando palestras de conscientização na própria SORRI e em escolas públicas e particulares de Bauru, incluindo a apresentação de um esquete teatral sobre o tema.
Vistorias semanais são feitas pela comissão em toda a extensão da SORRI, para eliminar qualquer tipo de criadouro e deter a proliferação do mosquito causador da doença.
Essas ações chamaram a atenção do programa global da Disney “Amigos Transformando o Mundo”, especialmente pela proposta de pessoas com deficiência ensinarem à toda comunidade como prevenir e evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Além das ações rotineiras de vistoria e do esquete teatral, o grupo de usuários do Programa de Habilidades Sociais da SORRI-BAURU promoveu uma grande oficina e formou 60 novos “Patrulheiros da Dengue”, transmitindo a esses, conhecimentos e ensinando as medidas necessárias ao controle da doença a outros usuários e seus familiares.
Além de colaborar com a comunidade no combate à doença, o programa promove a autonomia e autoestima do grupo, combatendo o preconceito em relação às deficiências, pois mostra capacidades e potencialidades.
Por Emilia Alves de Sousa
Muito bacana a proposta da criação dos "“Patrulheiros da Dengue”, incluindo a comunidade e as pessoas com deficiência. iniciativas com essa, além da inclusão social, produz cidadania e protagonismo!
Parabéns aos idealizadores!
Emília