Oficina em defesa do direito à saúde e da qualidade no SUS

16 votos

 

Compartilhando:

cebes_1.png

Em novembro de 2015, será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Também esse ano, acontecerão Conferências Municipais e Estaduais, como etapas preparatórias, além da Conferência Distrital de Saúde.

Considerando que a saúde é um direito que ainda não está totalmente consolidado e que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) constantemente sobre ameaças e até retrocessos devido a interesses privados e corporativos, inclusive internacionais (como a abertura ao capital estrangeiro e a redução do financiamento, que aconteceram esse ano), nós do CEBES acreditamos que só com a união de forças da população em geral, dos movimentos sociais e das entidades que lutam pelo SUS e por uma saúde pública de qualidade para todas e todos teremos força para avançarmos e colocarmos essa pauta em destaque nas Conferências e em outros espaços de tomada de decisão.

Por isso, realizaremos coletivamente a Oficina, para debatermos a saúde que queremos para o Distrito Federal e para o País, bem como para construirmos pautas comuns, que subsidiarão um documento (tese) para ser levado para as Conferências Distrital e Nacional de Saúde. Esperamos também criar um espaço de articulação e fortalecimento das nossas lutas por direitos.

Os principais temas que serão abordados na Oficina serão:

-Análise da situação de saúde no DF (dificuldades e estratégias de enfrentamento) e construção de pautas comuns para serem levadas à Conferência Distrital e para articulação coletiva;

-Mobilização e participação social por democracia, direitos, saúde e poder popular;

-Barreiras para a garantia da qualidade do SUS e estratégias de enfrentamento.

Contamos com a participação de todas e todos nessa luta por melhorias e avanços no direito à saúde pública de qualidade. Esperamos vocês e seus movimentos sociais/organizações lá e pedimos que também divulguem o evento com sua rede de parceiros(as).

AbraSUS,
CEBES – Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
PUBLICAÇÕES