PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES AVANÇA NO PIAUÍ

16 votos

 

O processo de construção do curso de apoiadores na PNH está sendo formulado por uma equipe de trabalhadores, membros do comitê estadual, representantes das universidades, estudantes, contando com o apoio da Câmara Técnica de Formação da PNH.
Após um processo de vários encontros e discussões, o grupo definiu as coordenações, o investimento, e o processo de seleção dos formadores. O curso integra as atividades da PNH no estado do PI, visando a qualificação de apoiadores para a PNH, a capilarização das ações e implementação dos dispositivos e diretrizes.
Previsto para iniciar em março de 2010 o curso conta com o apoio da Câmara Técnica de Formação da PNH, Cleusa Pavan e Alessandra Silva e do núcleo de Monitoramento e avaliação, na pessoa do consultor Tadeu de Paula. Acredita-se que o curso possibilitará um novo momento de incremento da PNH no estado incluindo novos sujeitos e permitindo a expansão das ações de humanização e a criação de novos arranjos de gestão e atenção em saúde.
 O curso tem como objetivo principal formar 100 apoiadores para atuar nos serviços de saúde de Teresina e de alguns municípios do interior. Para isso 10 formadores irão compor 10 Unidades de Produção – UP,  distribuídos entre as regiões de saúde do estado,  facilitando o processo junto aos apoiadores pedagógicos e coordenação. O ano de 2010 se iniciará com estas perspectivas que possibilitarão novos encontros e fazeres em busca de práticas humanizadoras que dignificam a vida e a saúde de usuários e trabalhadores.
 
Annatália Gomes – Consultora PNH/PI
Helifrancis Condé – Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia/PI