UTV exibe videoaula realizada pela Fiocruz sobre a história do mosquito da dengue

10 votos

A primeira videoaula, sobre a história do Aedes aegypti, irá ao ar neste domingo, 8/03, às 21 horas, e mostra dados sobre o comportamento do mosquito

 

Originário do Egito, na África, o mosquito da dengue vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século XVI, incialmente por meio dos navios que traficavam escravos. No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX, em Curitiba, no Paraná, e do início do século XX, em Niterói, no Rio de Janeiro. Hoje, o mosquito é encontrado em todos os estados brasileiros. Essas e outras informações podem ser conferidas na videoaula O Aedes e sua história, tema do VideoSaúde Especial deste domingo, 8/3, às 21h, na UTV, a TV Universitária do Rio de Janeiro.

A série de videoaulas Aedes aegypti – Introdução aos aspectos científicos do vetor conta originalmente com 10 episódios, mas para TV foram condensados em apenas dois programas, e serão exibidos ao longo do ano na faixa VideoSaúde Especial na UTV, selando uma parceria da Distribuidora com a Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O projeto aborda assuntos variados, incluindo orientações sobre combate aos focos do mosquito, diferenças entre o Aedes aegypti e pernilongo doméstico, informações sobre o vírus, a história do Aedes e como ele se espalhou pelo mundo, além de dados sobre o comportamento do mosquito, conhecido por sua característica oportunista.

Pensada para ajudar a população a conhecer um pouco mais sobre o mosquito, a doença e seus impactos, a série apresenta, de forma simples e objetiva, informações capazes de contribuir com a rotina de diversos públicos, como professores, estudantes e profissionais de comunicação, tornando-os verdadeiros multiplicadores de conhecimento e colaborando para a prevenção da doença. "Para prevenir é preciso saber o que fazer, conhecer o que se quer prevenir. E é com esse objetivo que o projeto foi desenvolvido, reunindo especialistas e resultados de observações de várias instituições de pesquisa e ensino do país", afirma a coordenadora e idealizadora do projeto, Denise Valle.

Aedes aegypti – Introdução aos aspectos científicos do vetor
Episódio 1 – O Aedes e sua história

Horários de exibição:
08/03, domingo, às 20h
10/03, terça-feira, 20h
12/03, quinta-terça, 16h
13/03, sexta-feira, 19h
15/03, domingo, 9h

As videoaulas também são disponibilizadas gratuitamente na internet: www.ioc.fiocruz.br/auladengue