Disponível na RHS os resultados da Pesquisa sobre Formação em Humanização

10 votos

img_0080.jpg     

Já está disponível na área de publicações da RHS o número temático da Revista ‘Saúde e Transformação Social’ que traz os resultados da Pesquisa “Formação em Humanização do SUS: avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde nos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo”, realizada entre 2011 e 2014 por Centros de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-Assis).   

 
O estudo contou ainda com o apoio  da Política Nacional de Humanização (PNH) e das Secretarias Estaduais de Saúde dos estados envolvidos (SP, RS e SC) e buscou investigar os efeitos de três cursos de Formação de Apoiadores Institucionais, realizados em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre os anos de 2008 e 2009. A partir de três dimensões de análise – a produção de sujeitos, a produção de práticas e a produção de redes de saúde -, a pesquisa avaliou os efeitos destes processos formativos para a produção de saúde dos territórios nos quais foram implementados os planos de intervenção construídos ao longo dos cursos.

Com metodologia avaliativa, participativa e de caráter formativo-interventivo, a pesquisa incluiu em todas as suas etapas os diversos sujeitos envolvidos nos cursos investigados. Assim, apoiadores, formadores e gestores foram convidados a participar com suas análises, perspectivas e avaliações de todo o estudo, interferindo no processo de gestão da pesquisa e modulando de forma significativa os resultados encontrados pelos pesquisadores.

Um dos objetivos almejados com este estudo foi o de fomentar metodologias participativas e interventivas nos estudos sobre Humanização do SUS. Apostando-se na inclusão dos diferentes sujeitos em todas as fases da pesquisa, da construção do projeto à difusão dos resultados, tem-se uma metodologia que qualifica, democratiza e fortalece a produção de conhecimentos para o SUS, incluindo aí a avaliação das políticas de saúde.

Os artigos que apresentam os resultados da pesquisa estão acessíveis na área PNH, no link abaixo: 

https://redehumanizasus.net/88780-revista-saude-e-transformacao-social