Gestão, Trabalho e Processo de Trabalho em Saúde (Atualizado)
Quando falamos de Gestão, a primeira associação que fazemos é à administração ou ao gerenciamento. Mas, de forma mais assertiva, no âmbito da saúde a gestão não se limita a apenas isso.
Estão envolvidos na gestão em saúde não só o gerenciamento ou administração. Estou falando de nuances que destacarei a seguir.
A vontade política é parte fundamental na gestão em saúde. Segundo os autores do livro Gestão em Saúde: Contribuições para a Análise da Integralidade, a falta de compreensão das necessidades de saúde pode ser o principal fator da baixa e\ou falta de recursos aplicados. Nesse sentido, a protagonização da população é necessária para se ter conhecimento do que ela precisa e o que não precisa, torando-se crucial na tomada de decisões.
Trabalho e Processo de Trablaho em Saúde
Desde o princípio, o trabalho é tido como uma necessidade humana, o que garante nossa existência e dá sentido à ela. Algumas afirmações definem trabalho como produtor de "valores de uso" e de "valores de troca". Contudo, as ideias variam de acordo com a sociedade e época.
Na área da saúde, o trabalho, bem como o processo de trabalho são feitos de forma coletiva, envolvendo diversos profissionais, além das várias tecnologias, normas e instrumentos, que possibilitam a "produção do cuidado".
De forma simples e resumida a Gestão, o Trabalho e o Processo de Trabalho em Saúde devem trilhar o mesmo caminho, possuir o mesmo objetivo e fazer uso dos recursos humanos e tecnológicos em favor da produção de cuidado integral ao usuário.
Links que podem ser úteis:
Por Alexandre S Barros
Oi Paulo, mandou bem nas idéias! Gostei de seu texto, e tenho uma dúvida, você citou ao explicar gestão à “vontade política” e a importância da protagonização da população (para compor a tomada de decisão) na gestão, logo, você acha que esses protagonistas (a população) também poderiam ser fator importante no processo de trabalho, que você citou ser coletivo envolvendo profissionais, tecnologias e normas, acha que a população pode entrar nessa lista?