Gestão, Trabalho e Processo de Trabalho em Saúde (Atualizado)

11 votos

gestao-em-saude-um-caminho-para-a-seguranca-dos-pacientes.jpgQuando falamos de Gestão, a primeira associação que fazemos é à administração ou ao gerenciamento. Mas, de forma mais assertiva, no âmbito da saúde a gestão não se limita a apenas isso.

Estão envolvidos na gestão em saúde não só o gerenciamento ou administração. Estou falando de nuances que destacarei a seguir.

A vontade política é parte fundamental na gestão em saúde. Segundo os autores do livro Gestão em Saúde: Contribuições para a Análise da Integralidade, a falta de compreensão das necessidades de saúde pode ser o principal fator da baixa e\ou falta de recursos aplicados. Nesse sentido, a protagonização da população é necessária para se ter conhecimento do que ela precisa e o que não precisa, torando-se crucial na tomada de decisões.

 

Trabalho e Processo de Trablaho em Saúde

Desde o princípio, o trabalho é tido como uma necessidade humana, o que garante nossa existência e dá sentido à ela. Algumas afirmações definem trabalho como produtor de "valores de uso" e de "valores de troca". Contudo, as ideias variam de acordo com a sociedade e época.

Na área da saúde, o trabalho, bem como o processo de trabalho são feitos de forma coletiva, envolvendo diversos profissionais, além das várias tecnologias, normas e instrumentos, que possibilitam a "produção do cuidado".

De forma simples e resumida a Gestão, o Trabalho e o Processo de Trabalho em Saúde devem trilhar o mesmo caminho, possuir o mesmo objetivo e fazer uso dos recursos humanos e tecnológicos em favor da produção de cuidado integral ao usuário.

Links que podem ser úteis: