Trabalho em saúde, cuidado em saúde

14 votos

 529062_301081886653803_95621327_n.jpg  Navegando por aí, e lendo alguns textos, uma definição chamou muito a minha atenção: " 'Cuidado em Saúde' é o tratar, o respeitar, o acolher, o atender o ser humano em seu sofrimento (…), mas com qualidade e resolutividade de seus problemas". Logo, qual a finalidade de um trabalhador de saúde (focalizando assim, a grosso modo), senão o cuidado da saúde?!

  O que mais chamou a minha atenção foram as palavras que considero 'palavras-chave' para um cuidado de fato em saúde: o respeito, o acolhimento. Cuidar da saúde de alguém não se trata apenas de conhecimentos biomédicos; não são os seres humanos meros 'objetos de estudo'. Mas não quero aqui, com essas palavras, culpabilizar os profissionais que por vezes assim não o fazem – o cuidado em saúde, como bem descreveu Roseni Pinheiro; afinal, não é simplesmente/puramente por falta de vontade: há que se ver os fatores que influenciam neste processo, que podem ser tanto a formação acadêmica, quanto o ambiente de trabalho, entre outros…

  Neste sentido, vejo o gestor como um ator fundamental, juntamente de sua equipe, para a transformação dessa realidade que tão de perto nos cerca. E, para tanto, há que se considerar os conhecimentos que cada profissional tem, afinal, não há um trabalhador que sozinho dê conta das necessidades de saúde. Com isso, mobilizando os ouvidos para que de fato ouçam as ricas falas de cada trabalhador, de cada companheiro de trabalho, torna-se possível a troca de ideias e sentimentos no intuito de transformar-se, transformar o ambiente, trabalhando em si primeiramente, para, aí, conseguir efetivar o trabalho – o cuidado em saúde; A partir deste momento, acredito, já não há a "solidão" de ter que pensar uma solução sozinho: há companheiros em potencial, com um vasto conhecimento, que podem ampliar o horizonte de soluções que antes não poderia enxergar. Com profissionais mobilizados e motivados, acredito que o acolhimento torna-se algo que não é mais difícil de se fazer, um ideal longe de ser alcançado; e nesse acolhimento, a escuta do "paciente", a busca, juntos – profissional com equipe e usuário, pelo tratamento mais adequado. (Acho fantástico colocar aqui a experiência da Débora: https://redehumanizasus.net/89161-direito-a-saude-e-o-cuidado-de-si ).

  Talvez para muitos, com situações aí expostas (não só nas muitas mídias sociais, mas no próprio cotidiano), seja um ideal imaginário, algo impossível de ser alcançado. Para mim, uma "luz no fim do túnel", uma fé de que é possível mudar, ainda que leve anos, e talvez eu não esteja aqui para ver; mas já me sinto bem, na medida em que poderei colocar em prática, e buscar a mobilização de mais pessoas.

  É isso o que me toca, é isso o que me faz escolher a saúde, a cada dia, como um campo de trabalho, e mais nenhum outro campo….

 

Cuidado em Saúde: https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/cuisau.html.

Trabalho em Saúde: https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trasau.html