Integralidade e Acolhimento em Saúde.
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 30/12/2010).
A atenção á saúde é tudo que envolve o cuidado, a recuperação e restauração da saúde. Que devem ser capazes de oferecer um tratamento respeitoso e digno com qualidade e acolhimento aos pacientes,lembrando que acolhimento não é uma etapa, mas uma ação que deve acorrer em todos os momentos. Pessoas necessitam disso , afinal a doença sempre fez parte da realidade e das preocupações humanas, acredito que o principal papel dos profissionais de saúde é valorizar o respeito afetivo ao outro, enxergar como pessoa, indivíduo que está lá precisando de uma atenção gerando valor para os cidadãos que utilizam os sistemas de atenção à saúde.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Sim, Priscila, e também é uma dimensão que nos interroga sobre a própria vida.
Veja a frase de André Gide, citada por Vila Matas em seu livro "O Mal de Montano": "As doenças ( … ) são chaves que podem nos abrir certas portas. Há um estado saudável que não nos permite compreender tudo".
Então, cabe também ao profissional de saúde restaurar um espaço de pensamento, hoje perdido pela ditadura da velocidade interventiva, onde possa acolher e pensar junto com o outro sobre a sua condição atual.
Chaves para a prevenção em saúde.
Iza