Museu da Vida – Fiocruz – Rio de Janeiro

15 votos

banner_sus_cr.jpg

Pelos caminhos do SUS

Mostra em cartaz aborda avanços e desafios do Sistema Único de Saúde ( texto do [email protected] ):

O Museu da Vida inaugurou no dia 31 de março sua nova exposição, "Pelos caminhos do SUS". O objetivo é desenvolver o tema sob uma perspectiva crítica, mas ao mesmo tempo lúdica, desmistificando-o, informando e mostrando os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde. A mostra “explora uma linguagem urbana, com elementos de construção civil, uma alusão a um sistema que ainda está em construção”, afirma Diego Vaz Bevilaqua, chefe do Museu da Vida.

Além de painéis informativos ricamente ilustrados, a exposição reúne atividades interativas. O visitante se depara com módulos, como “Sustentando o SUS”, em que uma estrutura em forma de arco sugere o envolvimento de um grupo para a construção dos “pilares” do SUS. Em “Time da Saúde”, é possível conhecer melhor os profissionais da área.

A atividade “Árvore da Saúde” é uma oportunidade para o visitante interagir completando a estrutura cenográfica com folhas, usando diferentes conceitos relacionados à saúde pública. Há também uma animação que revela como o sistema se organiza para o público.

A mostra é uma iniciativa que surge a partir de uma parceria da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi desenvolvida pelo museu em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
Ela nasce de reflexões em torno das manifestações de junho de 2013. “Um dos objetivos iniciais do projeto é ampliar o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais”, destaca Diego. Nesse sentido, “a exposição é bastante leve e própria para se tornar itinerante por diversos locais no Brasil, de forma a atingir diretamente a população”, conclui.

Para o historiador, pesquisador da COC e um dos curadores da exposição, Carlos Henrique Paiva, a exposição apresenta o SUS propondo reflexões e debates sobre a importância da saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

“O público terá a oportunidade de conhecer o SUS de forma crítica, lúdica e interativa, caminhando pelas conquistas, perspectivas e principalmente pelos desafios que ainda existem na luta pela saúde pública de qualidade”, indica Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida (Seducs).

expo_sus1_banner_coc.jpg

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida (Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos)
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Agendamento: (21) 2590-6747 | Informações: [email protected]