Pacientes têm Páscoa diferente em Anápolis

15 votos

1_7.jpg

Nesse domingo, alegria, festa e solidariedade tomaram conta de hospital que atende média e alta complexidade

Naquele final de semana, o dia era tranquilo e o trânsito sem o costumeiro movimento. O comerciante Francisco Xavier (52) fazia de moto, a rota que já lhe era familiar pela rotina, até que foi surpreendido por um motorista embriagado, que fora de controle colidiu com sua motocicleta. Machucado, ele foi levado ao Hospital de Urgências de Anápolis (HUAna), onde permanece há 24 dias, em recuperação.

Assim como Xavier, cerca de 100 pacientes da unidade, se restabelecem e passaram o feriado da Semana Santa internados. Com intuito de trazer mais alegria e solidariedade, tanto para esses pacientes, como acompanhantes e funcionários, o Grupo Pintura Viva, que atua em visitas hospitalares caracterizando-se com alegoria de palhaço, trouxe nesse domingo (5), chocolates e atividades recreativas.

De acordo com a coordenadora do grupo, Jéssica Feltrin (19), a doação dos chocolates foi possível, com a colaboração de pessoas que conheceram o trabalho e se sensibilizaram. “Foi emocionante, pois, conseguimos dessa vez doações suficientes pras visitas tanto no orfanato como no hospital”, diz.

Feltrin conta que além da simples doação dos doces, as ações que acontecem duas vezes por semana no HUAna têm a intenção de amenizar o sofrimento de quem está hospitalizado. “Nós jovens, resolvemos deixar muitas vezes os nossos afazeres, ou de descanso por um bem maior, que enxergamos como missão: tentar deixar um pouco mais leve o fardo carregado pelos pacientes do hospital e seus acompanhantes”, frisa.

E o esforço tem sido compensado. “Quando eles estão aqui, eu começo a rir, até me esqueço do que aconteceu e fico mais feliz pra continuar o tratamento e voltar logo pra casa”, ressalta o paciente Francisco.

Questionado se gostaria de deixar alguma mensagem de Páscoa, o comerciante esboça um sorriso e dispara: “não andem de moto e assim terão uma Páscoa muito feliz”, brinca.