Nanomateriais: abrangência da tecnologia gera diversos produtos

13 votos

Reconhecida como o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, a nanotecnologia vem causando uma revolução tecnológica no mundo. As inúmeras potencialidades de produtos e serviços que podem ser desenvolvidos por meio da escala nanométrica têm alertado pesquisadores a respeito das relações entre a saúde e os nanomateriais, além das implicações que esse campo pode trazer para o meio ambiente e a sociedade. O pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) William Waissmann, atento ao assunto, coordenou uma pesquisa que gerou diversos materiais de divulgação, com ênfase nas aplicações da nanotecnologia em alimentos, biocombustíveis, medicamentos, cosméticos e outros produtos ligados à saúde. Entre eles, estão livro, vídeo, site e uma revista em quadrinhos sobre as aplicações da tecnologia que, para ele, depois da idade do bronze, do ferro e do silício, representa uma nova era.

A pesquisa Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis: reconhecendo os elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardam a saúde e o ambiente integra a Rede Nacional NanoBiotec-Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que proveu recursos para o seu desenvolvimento.

O livro Nanotecnologias – Alimentação e Biocombustíveis: um olhar transdisciplinar é uma coletânea de artigos produzidos por pesquisadores de diferentes formações e instituições. A publicação buscou apresentar por diferentes olhares e metodologias os impactos positivos e negativos que podem resultar do emprego das nanotecnologias nos campos da saúde, alimentação e produção de biocombustíveis, com ênfase nos desafios frente a elaboração de marcos regulatórios que possam atender demandas das nanotecnologias, embasados no princípio da precaução.

Com sete artigos, a publicação foi organizada por Waissmann em parceria com Tania Elias Magno da Silva. Segundo eles, o livro tem a pretensão de contribuir para fomentar o debate e as pesquisas sobre os impasses e desafios sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais que os avanços no campo da tecnociência tem apresentado.

Outros subprodutos da pesquisa são a revista em quadrinhos Nanotecnologia nos alimentos e o vídeo O incrível e infinitamente pequeno universo da nanotecnologia. Ambos são embasados em dados acadêmicos, no entanto trabalham com uma linguagem mais informal. De acordo com Waissmann, com esses produtos a ideia é alcançar também o público juvenil.

A cartilha conta com os personagens Alberto Costa, dono da empresa Alimentos e Cia, e Raquel, que trabalha em uma cooperativa agrícola que é fornecedora de Seu Alberto. Na história, Raquel e Alberto vão ao II Congresso de Nanotecnologia para conhecerem melhor a nanotecnologia e suas implicações nos alimentos.

Já o vídeo, intitulado O incrível e infinitamente pequeno universo da nanotecnologia, revela o universo da nanotecnologia de forma divertida e leve a um público jovem. Por meio do olhar curioso do apresentador Nanoman, o espectador fica sabendo o que é essa tecnologia, quais seus usos e possíveis riscos. Em interação nas ruas, Nanoman descobre o que as pessoas conhecem sobre o assunto. As informações científicas são apresentadas de forma acessível e descomplicada por alguns especialistas brasileiros. O vídeo está disponível no Youtube.

O site Nanosaúde, hospedado no portal da ENSP/Fiocruz, também integra a pesquisa maior e é um espaço dedicado às relações entre saúde, nanotecnologias e nanomateriais. Seu objetivo é difundir conhecimento, mostrando desde vantagens das nanotecnologias em saúde, quanto potenciais riscos à saúde, ao ambiente e à sociedade, além de questões normativas e regulatórias. Segundo Waissmann, o local é dedicado ao público de diversas áreas. Todos os produtos foram lançados no ano de 2014. Waissmann explicou que seu gosto por informar vem da sua paixão por investigar e da necessidade que traz desde jovem de ler, conhecer diversos assuntos e dividir seus ensinamentos.