Clinica Ampliada X Comodismo

23 votos

     Para quem conhece a dinâmica  do comodismo de: deixa como está….. é muito trabalhoso e caro mudar….as pessoas não estão preparadas e não querem tais mudanças…. Pode achar que esse embate é desigual e o vencedor unanime é o comodismo, já que a visão dominante de saúde é aquela que se faz a 4 paredes com um médico prescrevendo medicamentos e exames e os demais profissionais da área da saúde figurando e pouco contribuindo para o bem estar individual e coletivo.

     Ignorar o universo de complexidades que envolve o adoecer e fadar o paciente, os profissionais e o próprio ambiente de cura ao constante adoecimento já que apenas os sintomas são tratados.

     A clinica ampliada vem tentando desconstruir esta visão centrada na doença-remédios, valorizando a participação de os profissionais e usuários. Todas as contribuições de conhecimento sejam elas do usuário, técnicos, odontólogos e médicos são uteis quando o objetivo é o bem comum. O cuidar se torna menos nebuloso e mecânico, pois recebe o calor humano e quebra a resistência natural que temos a respeito de mudanças.