-Saúde está além da Hegemonia Médica

14 votos

Modelo Médico Hegemônico apresenta os seguintes traços fundamentais: 1) individualismo; 2) saúde/doença como mercadoria; 3)ênfase no biologismo; 4) a historicidade da prática médica; 5) medicalização dos problemas; 6) privilégio da medicina curativa; 7) estímulo ao consumismo médico; 8) participação passiva e subordinada dosconsumidores (Menédez,1992).  

     

        Acredito ser muito válido abrir discussões sobre a a hegemonia médica,que tem o médico como forte referencial. Devemos enxergar o profissional de saúde enquanto sujeito também. O modelo hegemônico, cansativo,precarizado não dá qualidade de vida ao médico,enfermeiro, enfim,a todas as pessoas envolvidas no serviço de saúde, muito pelo contrário, deixa sujeito a plantões exaustivos, necessidade de dois ou mais empregos para garantir o seu sustento,carga horário muito maior do que consegue suportar.

        Percebe-se que a falta de diálogo,a superioridade entre os membros da equipe, a subestimação do conhecimento dos profissionais de saúde causam desentendimentos, relações interpessoais que acabam influenciando na qualidade do atendimento. Então a melhor forma de garantir uma melhoria nas condições de trabalho é o DIÁLOGO, começando por nós(futuros gestores) e trabalhadores, para que ambos cheguem na mesma conclusão acerca das melhorias para a realização do trabalho.

        Por fim, o diálogo entre trabalhador e o usuário é super importante para ambos,pois o usuário será acolhido e escutado e o profissional irá ter condições de atuar de forma satisfatória.

 

erro_medico.jpg