Reunião Ampliada do Coletivo Alagoas Antimanicomial
No dia 09 de abril de 2015, realizamos a primeira reunião ampliada do Coletivo Alagoas Antimanicomial. A reunião teve como objetivo apresentar a carta produzida durante o I Fórum Alagoas Antimanicomial, ocorrido em Maceió, no dia 10 de outubro de 2014.
Em Alagoas, não há uma Política de Saúde Mental instituída que garanta a atenção integral aos usuários. Estamos vivendo um momento de fragilidade política e de disputa em um cenário ainda centrado no modelo hospitar e manicomial.
Neste sentido, a reunião buscou fomentar um espaço de integração entre as diversas dimensões da política na construção de uma agenda de compromissos para a estruturação e efetivação de uma rede antimanicomial.
Na reunião estiveram presente:
Fórum em defesa do SUS
Núcleo Estadual de Saúde Mental
Associação dos Usuários e Familiares de Maceió
Secretaria Municipal de Assistência Social
Gerência de Saúde Mental do Estado
Coordenação de Saúde Mental de Maceió
Conselho Regional de Serviço Social
Política Nacional de Humanização/MS
Faculdade Estácio de Sá
Universidade Federal de Alagoas
Centro Universitário Cesmac
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Renata,
É muito inspirador ver essa roda com atores de várias áreas/movimentos articulada em torno da construção de uma rede antimanicomial.
Esse momento de fragilidade política, infelizmente, não é exclusivo do estado de Alagoas. No nosso estado também estamos vivenciando essa realidade. Entretanto, o momento é de fortalecimento de redes, de nós, em busca de superação dos desafios demandados.
Desejo sucesso nessa caminhada!
AbraSUS!
Emília