Política Nacional de Humanização lança livro em comemoração aos 10 anos de existência no SUS
O livro é um marco da trajetória e dos avanços da política pública que aposta na transversalidade e construção coletiva
A Política Nacional de Humanização (PNH) lança o livro “Seminário dos 10 anos”. A obra reúne os acontecimentos ocorridos durante o seminário realizado pela PNH, no dia 28 de novembro de 2013, quando comemorou-se os 10 anos de existência da política, reunindo mais de 100 pessoas.
Na ocasião foi realizada a Ágora dos 10 anos: ‘a gestão da PNH e seu projeto ético-estético-político na máquina de Estado’, com a presença de ex-coordenadores da Política.
O livro sintetiza o evento e traz relatos de quem faz a Humanização acontecer e desdobrar-se nos tantos territórios Brasil à fora.
É uma construção coletiva que empolga por seus saberes compartilhados, histórias distintas e olhar único.
Fazer Humanização é transbordar óticas irreverentes de uma vontade única: agir no Cuidado e Atenção à saúde. Pensando em modos de fazer que atendam gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
Dessa forma, a PNH coloca-se como parceira dos atores que compõem o sistema de saúde, pois nasce na transversalidade e na Cogestão, partilha saberes, competências e reverbera para inúmeros lugares onde ainda há necessidade de humanizar o atendimento.
A PNH adentra para além das portas dos serviços de saúde, e atua no cerne do sistema que se propõe universal, modificando processos de trabalho, discutindo papéis e unindo forças para humanizar o SUS.
Confira aqui a versão online
Equipe de Comunicação e Jornalismo PNH/SAS
Jornalista Responsável: Sheila Souza
Por Mariana S Oliveira
Chega em boa hora este livro sobre os 10 anos da Política Nacional de Humanização! Esse caminho percorrido da política retoma neste momento a importância da linha editorial da PNH, e de todos os materiais de referência produzidos nesse acontecimento da "engorda", como diz Regina Benevides, do sentido da Humanização na saúde.
Chega também em boa hora ao poder se expandir nesse espaço da RedeHumanizaSUS, um espaço distribuído e público de curadoria colaborativa que também "engordou" nestes anos o sentido do que significa participação social tal como prevista pelo SUS.
Agradeço a todos que que fizeram ser possível esse movimento. Agradeço por me sentir acompanhada, em ter nesse conjunto de idéias e práticas, nesse conjunto de modos de se fazer política e vida, amigos!
Valeu Sheila por compartilhar!