A PNH norteia o processo de regionalização do SUS no Rio Grande do Norte

11 votos

Na manhã da última sexta-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte promoveu sua primeira reunião ampliada em 2015 do Núcleo de Apoio à Regionalização e Gestão Regional (NARGR). Mais um passo para fortalecer a regionalização da saúde no estado e ampliar o apoio da gestão nesse processo.Esse núcleo agrega o Grupo de Apoiadores da Sesap composto por 24 técnicos das Coordenações de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), Promoção à Saúde (CPS) e Planejamento e Controle dos Serviços de Saúde (CPCS), distribuídos nas oito regiões de saúde e que se reúnem mensalmente durante os encontros da Comissão Intergestores Regional (CIR) – instância colegiada de decisão do Sistema Único de Saúde, integrada paritariamente pela Secretaria Estadual de Saúde e por representantes dos Secretários Municipais de Saúde.

Para pensar o formato desse encontro a coordenadora de Planejamento da Sesap, Marcia Pelense convidou o Núcleo de Humanização para desenvolver uma metodologia a luz da Política Nacional de Humanização que pudesse levar aos participantes uma reflexão acerca do que é apoio.O evento iniciou com uma linda apresentação do servidor da SMS Natal, o cantor Vitor que acolheu a todos para o início dos trabalhos e a leitura emocioanda por Marcia do poema Saber Viver de Cora Coralina. Ela se emocionou muito devido o desencarne prematuro do amigo e servidor da SMS Natal Ronaldo Machado. A estrutura começa com formato de mesas em círculo, mas após uma breve provocação da técnica Rejane Guedes, o grupo desconfigurou o espaço e transformou-se numa grande roda. O secretário que participou de todo o momento, se despiu da investidura de gestor e numa troca dialogica com os demais se portou como apioador. Uma postura que fortalece o modo de gerir o SUS. Houve o momento de escuta ampliada com a pergunta disparadora O que é ser apoiador? Houve ampla participação dos que já tem a experiência enquanto apioador e dos que estão começando essa jornada. A lição que ficou é que temos que ser apoiadores em todos os espaços que ocuparmos, um apoio que construa junto, que fortaleça o coletivo, que some, que se comunique de forma horizontal e respeitando os limites e especificidades do outro. Ao final dessa grande roda, tiramos os encaminhamentos.

regionalizacao-da-sesap.jpg

Secretário Ricardo Lagreca participou da reunião em Natal

Concluo o post com a frase do secretário da Sesap, Ricardo Lagreca “estamos aqui para valorizar o potencial que cada apoiador tem, alinhar nosso discurso e fortalecer os territórios. Queremos promover uma escuta qualificada e utilizar a experiência acumulada dos nossos apoiadores para transformarmos nosso Sistema de Saúde de forma colaborativa, isso se chama gestão participativa”, disse.