Ação de combate a dengue se transforma em paisagismo em escola

13 votos

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior (PI) em suas ações de combate ao mosquito da dengue está recolhendo pneus de veículos e outros transportes para evitar a hospedagem e proliferação do mosquito da dengue e a contaminação de pessoas. Segundo o secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira, todo o material recolhido em oficinas e abandonado em terrenos baldios tem um destino ecologicamente correto. A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria encontrou uma maneira de reaproveitá-los, com paisagismo em escolas e universidade, e também para reciclagem. Como parceira, a Saúde tem a Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública. Os dois secretários, Marcelo Pereira e  Antônio Lustosa, se juntaram nesta ação de prevenção da doença e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e da febre chikungunya. A ação combate ainda, outros insetos e roedores.

Para recolher o pneus as secretarias utilizam Caminhão Baú, carros de pequeno porte e reboques adaptados em motocicletas. Os agentes de endemia percorrem terrenos, residências, borracharias, ferros-velhos e locais afins, identificando os locais onde os pneus são encontrados na cidade. “Em média, 150 pneus são enviados a cada quinzena para uma borracharia.  O resultado obtido através do recolhimento é evitar a contaminação do solo, do ar, eliminação criadouros de mosquitos entre outros vetores. Uma ação bem sucedida. Por meio dela foram recolhidos cerca de 3000 pneus em 2014″, informou o coordenador de combate as endemias Raimundo Barros.

pneus_agente.jpg

                                Um agente de endemias também recolhe os pneus em um reboque…

Segundo Barros, pneus são ideais para a proliferação do mosquito da dengue e febre chikungunya porque acumulam água e possuem estrutura que oferece sombra, tudo que o Aedes aegypti precisa para garantir a sua reprodução”, diz Raimundo Barros. As orientações  da destinação adequada dos pneus é feita constantemente aos proprietários de oficinas, borracharias e a donos de veículos pelos agentes de endemias de Campo Maior”, enfatizou Raimundo Barros. As equipes, que visitam os domicílios de dois em dois meses, observam fatores ambientais que possam afetar a saúde, como lixo,  esgotos, entre outros.

pneus_dois_agentes.jpg

carro_bau.jpg

Agentes de endemias de Campo Maior identificam os locais e a secretaria de Limpeza enviam os caminhões para recolhe-los …

prefeito.jpg

O secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira, com o coordenador de Combate as endemias Raimundo Barros e o enfermeiro Jairo Brito, da pasta de Projetos…

Fonte: Portal Campo Maior