PNH Participa de Oficina do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia

12 votos

ds.jpg

A Política Nacional de Humanização(PNH), participou ontem, da '1° Oficina de Planejamento para Qualificação da Atenção Gestão dos Processos de Trabalho e Fortalecimento do Controle e Participação Social', no Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia(DSEI/BA).

O objetivo é planejar as ações para qualificar os processo de atenção, gestão, controle e participação social no distrito.

O encontro teve a participação da equipe gestora do DSEI, presidentes de conselhos, apoiadores de Redes; apoiadores da Saúde Indígena;  articuladores interfederativos; representantes da Rede Cegonha, representantes dos polos base e dos apoiadores da PNH, Altair Lira e Rosemeira Delgado, que durante essa ação, tiveram o apoio matricial do também  apoiador da PNH, Paulo Morais.

A PNH em articulação com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), implementou o 'Projeto Apoio à Saúde Indígena(SI)', em 2012. Uma das ações da parceria é a formação dos apoiadores de SI nos DSEIs, utilizando estratégias de formação, com a realização de oficinas presencias e investimento na relação dos trabalhadores. A  experiência concreta da formação-intervenção no território e a articulação dos apoiadores SI com os da PNH, tem produzido uma ação integrada de apoio do Ministério da Saúde(MS) ao DSEI/BA.

ds1.jpg

Essa oficina nasce após várias agendas de articulação e produção de apoio ao DSEI, com objetivos estruturantes de qualificação da gestão e da atenção.  Além disso, é uma aposta na qualificação da relação interfederativa entre os DSEIs, os Municípios e  o Estado. Assim, espera contribuir com a disseminação de modelos de gestão sustentáveis e humanizados.

ds2.jpg

 

*Equipe de Comunicação e Jornalismo PNH/SAS

Jornalista Responsável: Sheila Souza