SEMINÁRIO SEGURANÇA DO PACIENTE E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Realizado nos dias 08 e 09 de abril de 2015, o Seminário organizado pelo NUSEP – Núcleo de Segurança do Paciente das Unidades Próprias da SES, contou com a participação de técnicos com estudo e pesquisa na área, e também com a presença do prof. Dário Pasche que nos ofertou o tema:
"Redes de Produção de Saúde e segurança do Paciente".
Sua exposição ressaltou a necessidade de pensarmos a segurança do paciente a partir do princípio de integralidade e da construção de linhas de cuidado, e da conectividade dos serviços de saúde, ampliando a discussão para a atenção básica.
O prof.lembrou-nos que o paciente da atenção básica não recebe alta, e chama atenção para politização do debate sobre o tema, pois o enfretamento da pobreza também é estratégia do SUS, a desigualdade social também afeta a segurança do paciente.
Neste cenário o protagonismo do trabalhador é fundamental, ele deve ser convidado a desconfiar das próprias regras, e a construí-las nas rodas de conversa, e a dizer não ao moralismo, a culpabilização e a infantilização que podem permear as discussões sobre o tema.
Foto: Paulo Goeth
Veja mais informações sobre o evento no site da SES SC
Por deboraligieri
Nossa, Pat, pelo que você nos conta foi muito bacana mesmo esse seminário!
O tema da vulnerabilidade social, que acaba também influenciando a vulnerabilidade médica, é de grande importância para todas as pessoas que almejam um país melhor e mais justo. Na omissão de políticas públicas mais eficazes na eliminação (porque redução houve através do bolsa-família) da pobreza, o SUS se transforma em ferramenta capaz de resolver esses desequilíbrios sociais de acesso a bens e serviços. Mas acredito que isso só aconteça quando xs profissionais de saúde estão capacitados para acolher as demandas dessa população vulnerável, inclusive de maior participação nos destinos de sua saúde. Daí a grandeza do debate que vocês propõem. Muito legal mesmo!
Beijos,
Débora