SEMINÁRIO SEGURANÇA DO PACIENTE E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

11 votos

20150409_11505.jpg

Realizado nos dias 08 e 09 de abril de 2015, o Seminário organizado pelo NUSEP – Núcleo de Segurança do Paciente das Unidades Próprias da SES, contou com a participação de técnicos com estudo e pesquisa na área, e também com a presença do prof. Dário Pasche que nos ofertou o tema:

"Redes de Produção de Saúde e segurança do Paciente".

Sua exposição ressaltou a necessidade de pensarmos a segurança do paciente a partir do princípio de integralidade e da construção de linhas de cuidado, e da  conectividade dos serviços de saúde, ampliando a discussão para a atenção básica.

O prof.lembrou-nos que o paciente da atenção básica não recebe alta, e  chama atenção para politização do debate sobre o tema, pois o enfretamento da pobreza também é estratégia do SUS,   a desigualdade social também afeta a segurança do paciente.

Neste cenário o protagonismo do trabalhador é fundamental, ele deve ser convidado a desconfiar das próprias regras, e a construí-las nas rodas de conversa, e a dizer não ao moralismo, a culpabilização e a infantilização que podem permear as discussões sobre o tema.

segurana_paciente_site.jpg

Foto: Paulo Goeth

 

Veja mais informações sobre o evento no site da SES SC