PROGRAMA “VISITE NOSSA COZINHA”: INTEGRAÇÃO ENTRE CRIANÇAS DA CRECHE E COLABORADORES DA UNIDADE DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DO INSTI

13 votos

1.png

A Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do HCFMUSP tem grande diversidade de clientes atendidos, inclusive crianças da creche, filhos de colaboradores que atuam na instituição. Uma creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade entre 3 meses e 3 anos e 11 meses, que oferece vivências, interações e tem a função de auxiliar no papel educativo com ênfase no desenvolvimento integral da criança, inclusive com fornecimento de alimentação equilibrada. A alimentação oferecida às crianças é variada e compreende desde fórmulas infantis a lactentes até alimentação infantil adaptada a cada faixa etária, ambas sob responsabilidade de preparo pela Unidade de Nutrição e Dietética do Instituto Central.

2.png

A parceria entre a unidade de nutrição e os clientes é fundamental para o convívio humanizado, melhoria dos processos e produtos, identificação de expectativas e qualidade no atendimento. Os objetivos do Programa “Visite Nossa Cozinha” são: implementar a integração profissional, promover atualização de informações e estreitar o convívio social entre funcionários da unidade produtora de refeições hospitalares e clientes de creche hospitalar.

O Programa teve início em 2012 na Unidade de Nutrição e Dietética do Instituto Central do HCFMUSP em parceria com a creche do Hospital, a qual tem capacidade de atendimento para 350 crianças. Inicialmente houve o planejamento de reuniões para a integração da equipe de nutricionistas da Unidade de Nutrição e Dietética com diretoria e nutricionista da creche hospitalar. Após as reuniões foi criado o programa “Visite nossa cozinha” abrangendo visita de crianças matriculadas em maternal (idade de 3 anos a 3 anos e 11 meses) e de funcionários da creche à cozinha do Instituto Central e visita de funcionários da cozinha do Instituto Central à creche.

4.png

A Unidade de Nutrição e Dietética organizou o roteiro de visita, o trajeto a ser percorrido, a demonstração de fórmulas infantis e alimentos comumente distribuídos pelo Lactário e Cozinha, fotografias dos participantes e a interação com a equipe de trabalho responsável pelos processos produtivos. A creche organizou a distribuição dos grupos de visita em condições de segurança, distribuiu lembranças elaboradas pelas crianças e educadoras e sorteou duas cestas de alimentos para os colaboradores da nutrição arrecadadas pelas mães das crianças.

3.png

Nos anos de 2012 e 2013 foram realizadas 10 visitas de intercâmbio (6 visitas da equipe creche à cozinha; 4 visitas da equipe da cozinha à creche) envolvendo cerca de 60 crianças e 44 colaboradores (creche – estagiários de nutrição, coordenador pedagógico, equipe de enfermagem e psicóloga; cozinha – nutricionistas atendentes de nutrição e cozinheiros) e total de 18 horas de atividades. Concluindo, o Programa permitiu a integração entre a creche e a unidade de nutrição e estreitou o convívio humanizado na busca de melhorias contínuas.

Autores: Andréa Luiza Jorge, Juliana Toledo P. de Carvalho, Michele Cristina Ferreira, Renata Fernandes, Alessandra Moniz da Silva, Denise Evazian