Educação Permanente em Saúde

0 votos

A Educação Permanente em Saúde  é baseada na aprendizagem significativa, ou seja, acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Sua proposta é a capacitação das equipes, cujas demandas por capacitação não se definem somente a partir de uma lista de necessidades individuais de atualização, nem das orientações dos níveis centrais, mas prioritariamente a partir dos problemas de organização do trabalho, considerando a necessidade de prestar atenção relevante e de qualidade, ou seja, os conteúdos das ações formativas, as tecnologias e metodologia a serem utilizadas são determinados pelos problemas a serem solucionados para que os serviços prestados ganhem qualidade e satisfação dos usuários.
É importante identificar e definir ações educativas que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde através da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores do setor. O processo educativo aplicado ao trabalho possibilita mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas.
A parceria entre a educação e o serviço possibilita a identificação das necessidades de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores da área da sáude e a construção de estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde, fortalecendo o controle social com o objetivo de produzir um impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população.
Educação e serviço devem andar juntos, possibilitando que os servidores sejam continuamente capacitados e treinados para desenvolver um trabalho qualificado e também que as pessoas que estão em formação se apropriem da experiência e peculiaridades do serviço, o que só é possível por meio da vivência no quotidiano.

As TIC’s na educação
O acesso à informação, facilitado pela internet, possibilita o processo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhadores podem assim investir em seu aperfeiçoamento profissional, conforme seu interesse ou necessidade. A web apresenta conteúdos de informação dos mais diversos tipos e formas, seja com ou sem tutoria, utilizando auxílio audiovisual e que podem ser acessados sempre que necessário, até serem captados pelo aprendiz.
Esse tipo de transmissão de informações dispensa a necessidade de um local específico para isso, permitindo a flexibilização de horário e local para o acesso aos conhecimentos para aperfeiçoamento profissional, atingindo assim um número maior de trabalhadores.

UNA-SUS
A fim de realizar capacitação e educação permanente no trabalho foi criada a UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com Estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais para oferta de cursos livres, de extensão universitária e de pós-graduação, oferecidos na modalidade de ensino à distância, utilizando internet e outros meios de comunicação.
A modalidade de ensino à distância amplia o número de alunos a um custo bem menor, sem diminuir a qualidade. Apesar de o investimento inicial ser maior e requerer um planejamento mais demorado, o custo-efetividade pode ser bem maior.

Referências:

CAROTTA, Flávia; KAWAMURA, Débora; SALAZAR, Janine. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saude soc.,  São Paulo ,  v. 18, supl. 1, p. 48-51, Mar.  2009

Secretaria de Estado de Saúde-São Paulo, EDUCAÇÃO PERMANENTE, Coordenadora de Recursos Humanos. Disponível em : https://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/areas-da-crh/grupo-de-selecao-e-desenvolvimento-de-rh/educacao-permanente

Netto, Márcio Luiz de Andrade; Loyolla, Waldomiro As tecnologias da informação e comunicação na formação de trabalhadores, in As Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Unico de Saude (SUS), Temas em Saude Coletiva, vol. 12, organizado por Maria Angela Bianconcini Trindade, Instituto de Saúde, São Paulo, 2011.

Oliveira, Vinicius Araújo; Brasil, Lina Sandra Barreto, Repensando a educação permanente em Saúde na sociedade da informação: a experiência da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, in As Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Unico de Saude (SUS), Temas em Saude Coletiva, vol. 12, organizado por Maria Angela Bianconcini Trindade, Instituto de Saúde, São Paulo, 2011.