III ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO DA REGIÃO DO CANTÃO.

12 votos

Profissionais da Saúde Pública das esferas municipais e estaduais participaram do encontro da classe sobre Acolhimento Humanizado, na tarde do dia 24 de abril de 2015, no auditório da ACIP. O Diretor Administrativo do Hospital Regional Público de Paraíso enalteceu os profissionais de saúde, que em participaram de um curso sobre Acolhimento Humanizado no renomado hospital Círio Libanês em São Paulo.  

A reitora da Unitins Elisângela Glória que também participou do curso no Círio Libanês, falou dos desafios da instituição, lembrou dos cursos na área de medicina e de enfermagem que a Universidade do Tocantins dispõe.
A Diretora Geral do Hospital Alfredo Barros de Paraíso, agradeceu publicamente o prefeito Moisés Avelino (PMDB), pela parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem com a Secretária Estadual de Saúde, “Eu quero agradecer de coração o Dr. Moisés pela parceria. Sem o município é muito difícil”, agradeceu.

Outra profissional da saúde Fátima Guimarães apoiadora do Acolhimento Humanizado no Hospital Regional Dr. Alfredo Oliveira Barros em Paraíso, lembrou que humanizar a saúde é uma das garantia dos Direito Humanos, “Humanizar a saúde, tem seu fundamento na Declaração Universal Dos Direito Humanos”, enfatizou.

Fátima Guimarães mostrou em slide os Projetos Aplicativos referentes ao tema apresentado, projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), proposta de intervenção, referencial teórico, entre outros.

Entende-se por humanização os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles o de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão.

A humanização propõe troca de saberes, incluindo de pacientes e familiares, dialogo entre os profissionais, e modo de trabalhar em equipe. O acolhimento não se reduz em atender bem, a um eficiente serviço de recepção – nem mesmo se resume num bom dia dado com um sorriso no rosto, ainda que tudo isso faça parte dele.

Durante dois dias o HRPP comemorou a Semana de Humanização, investindo em momentos com servidores utilizando como proposta de intervenção a metodologia de trabalho ativa, onde o servido expôs seus conhecimentos e anseios a cerca do Acolhimento Humanizado.

3342d01b3df5889c722959b9bee8567b_0.jpg

Ao fazer suas explanações, o prefeito Moisés Avelino (PMDB), que é médico de formação, também falou sobre a humanização no Hospital de Paraíso, “A humanização é uma das melhores coisa que pode acontecer em nosso país. Cada funcionário atender com mais carinho e amor”, ressaltou ao Chefe do Poder Executivo paraisense.

ace02ac1949f669627ac58a5d6f96a73_1.jpgd67c7336346247f832fdda7452460b74_0.jpg

Avelino também falou de descentralizar o Sistema de Saúde, “Para melhorar o sistema de saúde, tem que descentralizar a saúde”, sugeriu.

Avelino, falou também das conquista que o estado obteve quando Moisés foi governador do Tocantins e enfatizou também desde o primeiro mandato do governador Marcelo Miranda que tem repassado inúmeras sugestões para o Estado subverter as adversidades encontradas na saúde.

O prefeito citou ainda um acidente domestico em outubro de 2014 envolvendo a primeira dama e ex-prefeita de Paraíso, Virgínia Avelino. A esposa do prefeito foi levada ao Hospital Dr. Alfredo Barros com suspeita de fratura no tornozelo, e ao chegar, conta o prefeito que havia seis pacientes à frente da Primeira-Dama e servidores da Unidade Hospitalar sugeriu que ela fosse atendida imediatamente passando a frente dos demais paciente, porém segundo o próprio prefeito e Dona Virgínia fizeram questão de aguardar na fila como outro paciente comum, “Eu não me sinto no direito de passar a frente de ninguém”, relatou o prefeito.

img-20150425-wa0030_0.jpg

Histórico do Hospital Regional de Paraíso

Em agosto de 1989 foi inaugurado o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, funcionando à Rua Tocantins nº 08, centro, em uma área de 1.600 metros, a população do município de Paraíso contava com uma média de 30 mil habitantes e funcionava em prédio alugado, com 28 leitos e 150 funcionários um hospital de pequena complexidade. Como primeiro diretor, foi empossado Dr. Aloísio Bolwerk, médico obstetra e ginecologista que era também diretor da 4º Regional, o segundo diretor foi Dr. Álvaro Milhomem e em seguida, Dr. Magid Mendes Lauar.

Em 28/04/1997 atendendo a anseios da população que exigia atendimento de qualidade e hierarquizado foi construído um novo Hospital, então denominado Hospital Comunitário de Paraíso com modernas instalações, suas atividades se iniciaram sob a gerencia da São Camilo, Empresa Beneficente de Ação Social e Filantrópica. A partir de Janeiro de 1998, a gerencia terceirizada para Pró-Saúde, também Empresa Beneficente de Ação Social e Filantrópica, que investiu no aprimoramento da qualidade e, sobretudo na satisfação do paciente. Prezava-se pela qualificação profissional que compunha o corpo clinico da Unidade, com cursos de reciclagens e treinamentos. No dia 21 de junho de 2002 foi entregue a obra de ampliação (área construída 695 mts quadrado) Atualmente o nome foi modificado para Hospital Regional Público de Paraíso Dr Alfredo Oliveira Barros, por questões de gerencia de atendimento, que se encontra formatada com Secretaria Estadual da Saúde. Portanto é um estabelecimento publico estadual, localizado a Rua 03, Quadro 02, lote de 01 a 19, Setor Aeroporto, Paraíso do Tocantins – to, a oeste da capital do Estado, Palmas, com uma população aproximada de 55.000 habitantes.

img-20150425-wa0025_0.jpg

 

Humanização

Pelo plano da hierarquização do Governo federal, trata-se de um hospital de média complexidade, de referência de 16 municípios com 72 leitos. Novamente sob a gerencia do Estado sendo Diretora Geral Waldineide Pereira de França, Diretora Administrativa Cynara Nunes Leão, Diretor Técnico (Médico) José de Ribamar Aguiar Barbosa, Diretor Clínico (Médico) Luís Antônio Faria Mota e atende atualmente em media 200 pacientes dia tem um quadro de 468 servidores mais duas empresas terceirizadas nas áreas de Higienização/ Limpeza/ Hotelaria e Manutenção. Dispõe de Brinquedoteca que funciona com uma gama de opções para a distração das crianças e seus acompanhantes, além do reforço escolar, para as que permanecem internadas por um período de tempo maior. Possui serviço de Comissão de Controle de Infecção Hosptalar (CCIH), Comissão de Ética Médica, Comissão de Revisão de Prontuários, Comissão de Óbitos, Comissão de Fármaco-Vigilância, Controle de Imuno-biológicos para funcionários, (NEP) Núcleo de Educação Permanente e (GTH) Grupo de Trabalho Humanizado. Atualmente, o nome foi modificado para Hospital Regional Público de Paraíso Dr Alfredo Oliveira Barros, por questões de gerencia de atendimento, que se encontra formatadas com Secretaria estadual da Saúde. Portanto é um estabelecimento publico estadual, localizado a Rua 03, Quadro 02, lote de 01 a 19, Setor Aeroporto, Paraíso to Tocantins-To, a oeste da capital do Estado, Palmas, com uma população aproximada de 55.000 habitantes.

Pelo plano da hierarquização do Governo federal, trata-se de um hospital de média complexidade, de referência para 16 municípios tocantinenses atendendo também o Sul do Pará com 72 leitos.

img-20150425-wa0026.jpg