Campanha de Sensibilização da Saúde Mental HC-UFU
Há cerca de 30 anos vem tomando corpo no Brasil um movimento social que milita pela desinstitucionalização do paciente psiquiátrico. Esse movimento não é criação nossa, tendo raízes em propostas similares que, em graus variados, provocaram mudanças não negligenciáveis na maneira de se encarar a questão da saúde mental em outros países. No nosso país aprendemos a chamar esse movimento de Reforma Psiquiátrica.
NÃO VAMOS RETROCEDER NOSSAS CONQUISTAS!!!!
A loucura é um saber que precisa ser conhecido para ser desmistificado, logo, é uma condição inerente do ser respeitado é uma condição inerente do ser humano, um espaço a ser respeitado, compreendido. Entender a loucura através de uma visão humanizada é um processo necessário para utilizar dispositivos sociais para promover a inserção destes na sociedade.
O novo paradigma da Saúde Mental necessita de profissionais comprometidos com uma nova abordagem à Saúde Mental.
VAMOS HUMANIZAR NOSSAS AÇÕES.
“Cuidar, sim. Excluir, não – “Enfatizando a Reforma Psiquiátrica, com Acesso, Igualdade, Humanização e Controle Social.”
“É necessário se encantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.”
FAÇA MAIS DO QUE EXISTIR.
“Quando você muda a maneira como olha para as coisas.
As coisas para as quais você olha mudam. “
Wayne Dyer
Por gustavo1991
Eu estava no HC-U ajudando a campanha, foi muito significativo, e ainda dura a semana inteira, tudo isso em prol de uma sensibilização da equipe de saúde do hospital em favor a causa antimanicomial.