Implementação de Atividades e de Ensino Visando à Qualidade Assistencial do Trinômio Pai-Mãe e Recém-nascido – Instituto Central

10 votos

Os serviços de saúde comprometidos com a qualidade têm empregado as melhores práticas a fim de atender as necessidades e as expectativas dos usuários. Tal premissa torna-se um desafio no setor público, tendo em vista as especificidades e características desse setor envolvendo os elementos de estrutura, de processo e resultado. No que tange, à gravidez de alto risco constatamos a exigência de profissionais de saúde capacitados e comprometidos com o cuidado devido à sua complexidade, representada pelas patologias associadas, pelas repercussões no estado emocional da mulher e do seu concepto, assim como na dinâmica familiar.

O Alojamento Conjunto foi implantado tornando-se uma modalidade de atenção e definido como um sistema hospitalar, cujo método possibilita ao recém-nascido (RN) permanecer ao lado da mãe na mesma área física, proporcionando a prestação dos cuidados, a manutenção do vínculo e o envolvimento da família. Nessas condições é possível estimular e praticar o aleitamento materno sob livre demanda, fortalecer os laços afetivos e proporcionar uma assistência humanizada.

2.jpg

Com vistas à assistência de saúde humanizada e de qualidade foi necessário a adequação dos recursos físicos e materiais e a contratação e capacitação dos recursos humanos, sobretudo, da equipe de enfermagem. Este artigo trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as principais implementações realizadas no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP o qual assiste gestante de alto risco para a instalação do alojamento conjunto. Assim, recorremos ao planejamento e execução de melhorias na área física, a aquisição de materiais e equipamentos que oferecessem espaço, conforto e apoio para a mãe, para o RN, para o pai ou acompanhante.

No que tange, à assistência de enfermagem buscamos o aprimoramento do conhecimento técnico-científico para o cuidado integral, com alto grau de competência profissional, por meio das evidências científicas e programa de capacitação dos profissionais. Além disso, houve a contratação de seis enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem. A revisão dos processos assistenciais e dos protocolos gerenciais vem proporcionando mudanças dirigindo a assistência com base na competência profissional e na relação de respeito dos profissionais de saúde envolvidos com o trinômio.

1.jpg

Essa experiência ao longo de um ano tem demonstrado transformações repercutindo em discussões, aprimoramento do conhecimento e troca de experiências entre a equipe multidisciplinar e o trinômio. Por conseguinte, conduz a outras reflexões acerca de nossa responsabilidade em manter e aprimorar a assistência ao trinômio, considerando o seu contexto sociocultural e familiar.

Autores: Terezinha Hideco Tase, Daisy Maria R. Tronchin, Valdete de Medeiros.