A POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO E AS REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE E: um encontro para o fortalecimento do SUS.

9 votos

 

copia_de_untitled2.jpgEm meio a tantas informações divulgando a crise da saúde e, alimentando uma representação social de que  nosso SUS é ineficiente, surge um vídeo da Rede HumanizasSUS retratando uma experiência do SUS que dá certo. Trata-se de um documentário sobre o Hospital Odilon Behrens, onde nos deparamos entre outras tantas surpresas, com uma cena em que um usuário, atendido no corredor de um grande hospital de urgências, declara-se completamente satisfeito com o serviço prestado, confrontando a idéia de que condições precárias justificam o mal atendimento.
Não estou fazendo aqui uma apologia a atendimentos em condições precárias mas, tentando ressaltar que, em meio a tantos problemas enfrentados pelo nosso Sistema Único de Saúde, existem experiências que mostram uma rede viva que supera obstáculos e, que dessa forma consegue demonstrar uma eficiência no SUS.
A transformação do Hospital, registrada no vídeo, mostra que essa aproximação entre a Rede de Saúde e a Política Nacional de Humanização, conseguiu através da implantação de uma concepção de clínica ampliada, de acolhimento, da co-gestão, do projeto terapêutico singular entre outros,  superar ao senso comum de que o problema do SUS é somente a ampliação de serviços e equipamentos.
Embora, é claro, a ampliação da cobertura seja fundamental, a experiência demonstra que muito pode ser alcançado por meio de investimentos em comunicação e cooperação, no serviço e entre serviços, resultando em melhorias para produção de saúde e subjetividade e, consequentemente em experiências do SUS que dá certo.
A produção de experiências do SUS que dá certo, constitui-se hoje uma potente ferramenta de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, portanto me coloco nesse espaço para convidá-los para assistir ao vídeo, refletir sobre as possibilidades de uma produção em rede com a marca da PNH, investir nessas experiências e principalmente, se somar aos que, por meio da divulgação de suas experiências, procuram mostrar a importância e o valor de nossa política pública de saúde. Afinal, precisamos defender e fortalecer o nosso SUS!!!!

segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=O2UzIugdhj4