Projeto Terapêutico Singular e seus momentos.
Como o conceito de Projeto Terapêutico Singular já foi trazido por ema colega da RHS como : "O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário.Podemos considerar como uma reunião de toda a equipe em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, conseqüentemente, para definição de propostas de ações." Creio que seja importante enfatizar também os seus momentos e o que é feito em cada um deles.
1) O diagnóstico: que deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Deve tentar captar como o Sujeito singular se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho, a cultura, a família e a rede social. Ou seja, tentar entender o que o Sujeito faz de tudo que fi zeram dele.
2) Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Sujeito doente pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor.
3) Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um com clareza.
4) Reavaliação: momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular– 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
Por Gilvan Faustino
Olá Ariadne
No termo projeto terapêutico singular me chamou atenção o adjetivo singular. Fui verificar o significado deste termo e, dentre vários, encontrei um com o qual me dei por satisfeito:"Que pode ser usado somente em relação a um indivíduo único"*. Nos trabalhos em saúde a padronização de procedimentos ou a definição de protocolos específicos para doenças ou agravos de saúde semelhantes, apesar de necessários, não dá conta de oferecer respostas adequadas às particularidades de cada indivíduo. Isto porque cada pessoa trás consigo uma história de vida que é única, ou seja, singular. O PTS viabiliza, mesmo com restrições no cotidiano dos serviços, esta abordagem personalizada. Funciona como importante recurso para uma abordagem humanizada.
Gostei da sua contribuição!
Abraço!
*https://www.dicio.com.br/singular