PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA SÃO JORGE.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE HERVAL D´OESTE – SC.
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JORGE.
Autores: Alice Vanazzi, Daniely Cristina Ratti, Fernando Herrmann, Carlos André Lemos, Eliane Socha, Lucivani Aparecida Galvan Camargo, Maicon Ribeiro, Sofia Soares.
RESUMO: O presente projeto vem sendo desenvolvido na Estratégia Saúde da Família São Jorge no Municipio de Herval D´Oeste, iniciado pelos altos índices de pressão arterial elevada e indicadores glicemicos para controle e obtenção de melhores condições de vida e bem estar. Os encontros estão sendo realizados todas as sextas-feiras no periodo da tarde, na própria unidade.
A Educação em Saúde, associada ao autocontrole dos níveis de de pressão arterial e de glicemia, á atividade física e a dieta alimentar, é importante instrumento para aumentar a procura por tratamento e controlar os índices de pacientes hipertensos e diabéticos. O conhecimento sobre a patologia está relacionado á melhora da qualidade de vida, redução do número de descompensações, menor número de internações hospitalares por complicações e á maior aceitação de seu estado de saúde.
Introdução
Por Luciane Régio
Olá Alice!
Parabéns pela inciativa de falar sobre o grupo de vocês! Também realizamos grupos com pessoas portadoras de hipertensão e diabetes. Iniciamos há 4 anos exatamente como vocês, em "controle". Com o tempo, fomos descobrindo outras possibilidades, em conversas informais e troca de afetos e, hoje, arrisco dizer que nossos grupos mudaram completamente! Rendendo até algumas linhas para artigos… As trocas em grupos são intensas!! Continue divulgando, conte-nos mais sobre os encontros, certo? O que as pessoas conversam, como eles acontecem?
Muito bom encontrar pessoas fazendo grupos HIPERDIA em ESF na rede (aqui, coordeno o programa na SMS, faço grupos, e ativo as demais equipes para realizarem em suas ESF… lembro que o maior desafio foi desenvolver a idéia de que os grupos HIPERDIA precisam ser feitos! Em ESF muitos argumentos baseiam-se em "não temos tempo"?! Vamos conversando…)
Abraços,
Luciane Martins
Enfermeira (HIPERDIA) – São Sepé/RS
Apoiadora Institucional da PNH