O bloco está na rua para a 8ª Conferência Municipal de Saúde
“O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina convidam a todos os segmentos (usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço de saúde) a se mobilizarem para participar da 8a Conferência Municipal de Saúde de Teresina, que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, no Centro de Convenções Atlantic City. "
A FMS realizou, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), as Pré-Conferências Municipais no mês de maio, com o objetivo principal de credenciar os delegados que vão atuar como representantes dos usuários, trabalhadores e prestadores de serviços em saúde durante a 8ª Conferência Municipal, em seguida, durante a Conferência Estadual e, finalmente, durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília, tendo como tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
Durante as Pré-Conferências foram escolhidos 32 representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde e 16 representantes dos trabalhadores em saúde. Cada conselho local indicou quatro delegados, sendo dois usuários, um trabalhador de saúde e um representante da gestão. Os demais conselheiros locais puderam se credenciar por sua entidade de origem.
Por Emilia Alves de Sousa
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a VII Conferência Estadual da Saúde teve sua data marcada para os dias 16, 17 e 18 de setembro. A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Estadual serão os responsáveis pela promoção do evento. Os municípios devem realizar as Conferências municipais até o dia 16 de julho. Para o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Teófilo Cavalcante, a expectativa de participação na Conferência é de 1.500 pessoas. “Estamos otimistas e esperamos contar com cerca de 1.300 delegados e 200 convidados”, explica o presidente do Conselho. “Sem incluir nesse total profissionais envolvidos na produção, organização e cobertura de imprensa”. O temático contará com oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e Reformas Democráticas e Populares do Estado. Segundo Cavalcante, todos os municípios devem realizar suas Conferências até o dia 16 de julho e os relatórios devem ser entregues ao Conselho Estadual até o dia 31 de julho.
Por Fátima Oliveira