Será mesmo sorte? Para saber, só arriscando. Quer tentar?

9 votos

ab.jpg

Ser formado em uma área e, de repente, optar por outra carreira. Ou ainda, ter vários anos dentro de uma empresa e depois sair para investir em um negócio próprio. As duas situações podem não ser novidade nas idas e vindas de um profissional dinâmico. No entanto, nem todo mundo tem coragem para enfrentar o desconhecido ou enveredar por um segmento que seja diferente daquele que se preparou por anos a fio.

Alguns profissionais perdem grandes oportunidades por não se considerarem prontos para o desafio. Isso pode ser desde não ter cursado um segundo idioma, uma pós-graduação, estar com um plano de negócios completamente definido ou por não ter adquirido uma determinada habilidade. Fatos esses que influenciam em uma tomada de decisão mais radical na carreira.

“Quando falamos em profissionais empreendedores ou intraempreendedores, necessariamente estamos falando em correr riscos. Neste sentido, o profissional que esteja disposto, ainda que não completamente preparado, a se arriscar terá grandes chances de encontrar uma série de benefícios pelo caminho”, destaca Graziela Cristina Vital, coordenadora do curso de Administração da UNICID.

De acordo com Graziela, fatores como “satisfação pessoal e profissional por ter decidido realizar algo desafiador, ter a possibilidade de criar algo diferente, ou ter simplesmente tido a chance de encarar uma importante oportunidade de aprimorar o autoconhecimento” podem ser extremamente motivadores.

(…) Ainda que seja fundamental para empreendedores a disposição para correr riscos, planejar e se especializar na nova área ou carreira pretendida, sempre quando possível, ajuda e muito no sucesso do negócio. Ter formação, livros e o próprio conhecimento da área, auxilia bastante na superação mais rápida de alguns obstáculos e confere a ousadia necessária a quem está em busca de novos desafios. (…)

https://www.administradores.com.br/noticias/carreira/adeus-estabilidade-por-que-o-risco-vale-mais-a-pena/101861/