“Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS” é um dos eixos temáticos da 15a CNS

14 votos

banner-p_15-cns.jpg

“Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS” é um dos 15 eixos temáticos  da 15ª Conferência Nacional de Saúde.  Os objetivos desse eixo específico são promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, de análises da situação da saúde e da inovação em saúde, contribuindo para a sustentabilidade do SUS e valorizar o Sistema como política de Estado, por meio de estratégias de comunicação.

O tema da  comunicação já esteve presente em outras conferências, mas infelizmente, a cada conferência, boa parte das propostas  votadas e aprovadas no sentido de comunicar o SUS como política pública de todos, valorizar o sistema nos meios de comunicação, estimular o acesso da população, na prática, não se realiza. A gestão da saúde pública (nas três esferas de governo) trabalha para contemplar as propostas das Conferências nesse tema?

Listo abaixo as propostas e questões que serão debatidas, para abrir aqui o debate e, quem sabe, pós conferência, possamos acompanhar aqui na RHS, a efetivação dos temas aprovados, nos estados, municípios e no nível central no que se refere à comunicação do SUS, no SUS, para o SUS, pelo SUS.

Propostas

• Estabelecer uma política de comunicação para o SUS com o objetivo de manter a população constantemente informada;
• Criar mecanismos para divulgação dessas informações a partir de canais de TV com sinal aberto e emissoras de rádio, além de mídias e redes sociais que permitam interação entre a população e o sistema de saúde;
• Garantir que a publicidade de utilidade pública também atue na defesa e divulgação do SUS e da saúde como direito de todos e dever do estado;
• Estimular produções audiovisuais a partir do olhar das usuárias e usuários do SUS, a fim de contribuir para a construção de uma imagem do SUS como direito e patrimônio do povo brasileiro;
• Trabalhar conteúdos que enfatizem a necessidade de valorizar o SUS como política de Estado e a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Questões para o Grupo de Trabalho Informação, Educação e Política de Comunicação do  SUS:

• Como o município/estados/Distrito Federal pode articular a imprensa locar para ser disseminador e divulgador positivo do SUS e assim reverter a imagem ruim propagada pelas grandes mídias?
• Como utilizar o Programa de Inclusão Digital (PID) como meio para a concretização das políticas de saúde e sua fiscalização social?
• Como ajudar a construir uma rede nacional de troca de informações, que fomente as redes locais de comunicação entre os apoiadores do SUS e mais especificamente o Conselho Municipal de Sáude/Conselho Estadual de Sáude/Conselho de Saúde do Distrito Federal?
• Que estratégias podem ser utilizadas para a comunicação pós-conferência, de modo a acompanhar a efetivação das propostas da 15ª CNS nos planos municipal, estadual do Distrito Federal e nacional?

Vamos acompanhar…