Conferência Livre de Saúde mobiliza estudantes no Congresso da UNE!

10 votos

       A União Nacional dos Estudantes (UNE), durante o 54º Congresso da entidade, realizado em Goiânia/GO, de 3 a 7 de junho, abriu espaço para discutir com a juventude os temas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. A Conferência Livre de Saúde da UNE, no dia 4 de junho, contou com participação de centenas de estudantes brasileiros, em mais de três horas de debates.

        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, dividiu a mesa de debates com a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Kátia Souto, e com a representante da Executiva dos Estudantes de Medicina Suelen Nunes.

        “Estamos numa crise política e em um ambiente com crise ética. Nós temos que ser guardiões e guardiãs da democracia, da ética na política, e a democracia participativa, com espaços de luta como a UNE, garante a força social”, disse Maria do Socorro. A presidenta do CNS conclamou os estudantes brasileiros à defesa intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS) e relacionou a luta histórica da UNE com a do Conselho Nacional de Saúde, lembrando que ambos são espaços políticos de contraposição aos setores conservadores que atuam no Legislativo, no Executivo e no Judiciário.

        Maria do Socorro de Souza também apresentou aos estudantes os eixos da 15ª Conferência Nacional de Saúde e o calendário das etapas, motivando a juventude a participar das conferências municipais. “Queremos a 15ªCNS com a cara do povo brasileiro, e vocês traduzem a cara desse povo”, conclamou Socorro durante a Conferência Livre.

        A diretora Kátia Souto mostrou os desafios da participação nos conselhos populares e explicou para os estudantes o papel do  Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. “A juventude não pode ficar distante da saúde. Nós não podemos perder de vista que a saúde é um direito do povo brasileiro”, salientou a representante do Ministério da Saúde.