Fórum Perinatal – Fluxo de Atendimento à vítima de violência sexual
Em Dourados aconteceu hoje, dia 11 de junho de 2015 a 7° reunião do Fórum Perinatal de Dourados.
A iniciativa de realizar um fórum sobre o fluxo de atendimento à vítima de violência sexual partiu da "Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher", grupo organizado pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres que em uma ação referente à saúde da mulher percebeu que os vários pontos da rede de atendimento hoje trabalham desconectados, o que provoca uma peregrinação da vítima pelos serviços em um momento de extrema fragilidade física e emocional.
O fórum perinatal é uma reunião de trabalho com pauta definida para discutir e pactuar ações de melhoria e qualificação da assistência. E foi isso que vivemos hoje. Representantes da saúde, da assistência social, da polícia militar, da delegacia, da defensoria, estudantes, trabalhadores e vários interessados em entender o fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual, o cuidado em saúde e os aspectos legais.
Uma reunião potente, sem demagogia e sem enrolação, discussão técnica e prática sobre os desafios que enfrentamos para promover uma assistência que promova o cuidado em saúde e também a punição do agressor.
A discussão não se esgota aqui, mas o esclarecimento das prioridades e das fragilidades do sistema certamente sensibilizaram a todos e provocaram a intenção de continuidade do trabalho, para que a vítima não seja agredida repetidamente pelo sistema que deve acolhê-la.
Por catia martins
Oi Angela,
fico contente com o seu post aqui na RHS sobre um tema tão dolorido e necessário. Discutir formas de enfrentar a violência é uma pauta importante também nos Fóruns Perinatais e que precisa ganhar cada vez mais parceiros/as.
Sabemos que os desafios são muitos… Trabalhar para qualificar a rede SUS é um grande passo, apoiadora!
um abraço, Catia