SENTIDOS DO NASCER! Últimos Dias em BH – de 14h às 20h – até 14/06/2015 – Shopping Boulevard
MAMAÇO!!!! ABERTURA DA EXPOSIÇÃO, NO PARQUE MUNICIPAL, BH 06/abril/2015 ( foto 1 e 2, de Ana Rita Trajano; foto 3, extraída do site, endereço abaixo)
"A Sentidos do Nascer abre as portas com uma grande missão: mudar a percepção da sociedade sobre o parto normal. No país com o maior índice de cesarianas do mundo, essa mudança de percepção é mais que necessária, é urgente! São milhares de mulheres e bebês passando pela experiência do parto ou nascimento diariamente. São milhares de vidas afetadas e marcadas pelas vivências desse momento. A gente precisa falar sobre parto. Precisa falar dos riscos e benefícios. Precisa empoderar mulheres. E é para isso que nos reunimos ontem. Para celebrar o início deste momento"
https://www.sentidosdonascer.org/blog/2015/04/abertura-oficial-obrigado-a-todos/
Sônia Lansky, coordenadora, e organizadores falam na Cerimônia de Abertura – 06/04/2015
Que as Mulheres sejam protagonistas de sua história! Este é o desejo que move as organizadoras e organizadores dessa Exposição SENTIDOS DO NASCER . O Direito da Mulher ser protagonista do próprio parto! O Direito da Criança em nascer com Liberdade e muito Amor!!!
Apresentação do Grupo RáRáRá ( fotos Ana Rita Trajano)
Abertura da Exposição Sentidos do Nascer – Parque Municipal – BH (foto Ana Rita Trajano)
O prazo esticou até 14/junho/2015 – últimos dias , no Boulevard, BH
Estivemos presentes, apoiadoras e apoiadores do Ministério da Saúde, em especial, da Política Nacional de Humanização (PNH) e da Rede Cegonha, nesse encontro de mulheres e homens desejosos de encontrarem Sentidos do Nascer… Humanização do Parto e Nascimento, isto não é moda, como disse outro dia uma amiga no facebook, é Direito! Humanizar o Parto é defender o Direito da Mulher ser protagonista e corresponsável pelo seu processo de engravidar e parir, com Direito ao Acompanhante que escolher para ficar ao seu lado nesse momento tão especial para a mulher e a criança, que, com certeza, ficará gravado nas memórias para sempre…
Estar presente na abertura dessa Exposição e poder compartilhar o desejo de liberdade de escolha e protagonismo das mulheres e ainda poder vivenciar a experiência do nascimento ao entrar na exposição foi muito emocionante, possibilitou-nos conversar e refletir sobre nossos próprios partos, ativou nossa memória e nos favoreceu falar sobre nossas experiências como mulheres-mães…
Elaboramos este post para que o Brasil inteiro se informe sobre essas vivências da Exposição Sentidos do Nascer, e que se fortaleça esse movimento que busca "pensar o parto no Brasil" , abrir espaços de fala,e de troca entre as mulheres e tod@s que defendem a "Humanização do Parto e Nascimento" !
Hoje (11/06) na Exposição teve oficina para acompanhantes no parto! Com a enfermeira obstetra Nelci Muller. Venham também, últimos dias em BH!!! (postagem no facebook) https://www.facebook.com/sentidosdonascere
A seguir depoimento que enfatiza a importância da Exposição Sentidos do Nascer, como uma "oportunidade de pensar o parto no Brasil"
“A exposição Sentidos do nascer é uma oportunidade de pensar o parto no Brasil (…) 10 mil pessoas engravidaram nesses dois meses [refere-se à Exposição, onde vivenciamos a experiência de nascer, de 06 de abril a 02/junho, data deste depoimento] (…) Que sentido tem o nascer pra você? (…) Reflexão sobre o que é importante pra nascer? Exposição é tão importante! (…) Vai gostar de ficar grávida, vai adorar nascer!”– Depoimento de Suzanne Serruya – diretora do Centro Latinoamericano de Perinatologia da Organização Pan-Americana da Saúde / OMS
https://www.facebook.com/sentidosdonascer/videos/vb.1613201615562082/1654175364798040/?type=2&theater
Para quem se interessar aprofundar informações e reflexões sobre o tema e a exposição acessem o site/ blog e a página no face.
https://www.sentidosdonascer.org/
https://www.sentidosdonascer.org/blog/2015/04/abertura-oficial-obrigado-a-todos/
https://www.facebook.com/sentidosdonascer
E para quem mora em BH, hoje, sábado e domingo (12, 13 e 14/06/2015), últimos dias para você vivenciar e pensar os SENTIDOS DO NASCER!…
Parabéns e Agradecimentos aos organizadores e organizadoras dessa obra singular, uma aposta ético-estética- política na Humanização do Parto e Nascimento!
Por sonialansky
belo post Ana Rita – exprime bem o que tentamos realizar com a exposição itinerante, lúdica. bonita, informativa e sensorial, para afetar as pessoas com a realidade atual da substituição do nascer normal por uma cirurgia que artificializa e superficializa o nascimento, com trágicas repercussões para o bebê, a mulher, e a sociedade brasileira. Parabéns!