Ontologia, Epistemologia e Metafísica

9 votos

Ontologia, Epistemologia e Metafísica

Ontologia não tem nada a ver com concepções espiritualistas contemporanea. Trata-se da disciplina que estuda e faz uma conceituação da realidade factual, definindo e relacionando suas categorias. Epistemologia considera o conhecimento e sua validade real. Então também considera em que o conhecimento ontológico seja válido. Por outro lado, como a Epistemologia trabalha com conceitos, existe uma Ontologia da Epistemologia, como o há de qualquer ramo de conhecimento. Por exemplo, na Física definem-se sistemas, referenciais, movimento, interação, conteúdo, massa, carga e muitas outras coisas. Tais noções básicas constituem-se em uma Ontologia Física. Como na Biologia, se tem as noções de vida, organismo, indivíduo etc, que fazem parte de uma Ontologia Biológica. Já a Epistemologia (que considero de um ponto de vista mais amplo, como equivalente a Filosofia do Conhecimento, de qualquer ordem) busca verificar se as assertivas que são feitas a respeito das relações observadas entre aquilo que os conceitos ontológicos formulam, são válidas e por que critérios posso considerar que o sejam. A prescrição de falseabilidade de uma explicação científica é uma prescrição epistemológica. Há que se considerar também uma epistemologia da epistemologia, para saber se os métodos de validação do conhecimento são válidos. Portanto ontologia e epistemologia possuem uma intercessão bem grande, pois, não só se tem uma epistemologia da ontologia e uma ontologia da epistemologia, como também as duas se aplicam aos mesmos objetos das demais ciências, uma delimitando os conceitos, outra validando as relações que o que eles conceituam guardam entre sí.
Metafísica é mais ampla, incluindo a Ontologia. Trata-se do estudo de tudo que não se enquadre como algo natural em primeira ou segunda instância, que é objeto de estudo das ciências naturais e sociais. Ética, Estética, Epistemologia, Ontologia, Lógica, Matemática e Geometria, por exemplo, são metafísicas, enquanto Física, Química, Geologia, Astronomia, Cosmologia, Biologia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Economia, Política, História, Geografia, Linguística e outras que tais, não são.
A Metafísica, no meu entendimento, estuda os conceitos, entidades, valores e suas relações fundamentais. Não se pode dizer que Metafísica seja uma ciência, não apenas pela generalidade de seus objetos de estudo, mas também pela metodologia de abordagem. Enquanto as ciências, mesmo quando abordadas teoricamente, buscam a validação de suas proposições de modo empírico, a Metafísica não pode fazer isto, pois suas proposições transcendem ao que seja possível verificar experimentalmente. A Metafísica trabalha por meio do raciocínio e da reflexão, o que não impede de que se verifique a validade e propriedade de suas proposições por meio de uma analise da consistência interna do conjunto e sua aplicabilidade à realidade.
A Ontologia é o núcleo da Metafísica, dedicando-se a definir e categorizar tudo que é tratado pela Metafísica e pelas ciências, bem como pesquisar o caráter existencial daquilo que estuda.
Note-se que Metafísica não se aplica exclusivamente ao estudo de entidades sobrenaturais, como se pensa, mesmo que se ocupe de sua conceituação e existência. Além disso é preciso não confundir idéias e conceitos referentes a entidades inexistente na natureza ou no mundo social e cultural com o sobrenatural.

De certa forma a ontologia procede a uma categorização da realidade, não só estabelecendo os limites dos conceitos mas também verificando a que categoria de realidade eles se encaixam. E como categorias de realidade tem-se a realidade física, as abstrações, os valores, o mundo psíquico, o social, o cultural e até, o sobrenatural, que, mesmo que não exista (se assim o for) pode ser categorizado na consideração de sua hipotética existência.
É, assim, um problema ontológico, saber se algo é uma coisa ou não, se é um ente ou um ser, um valor ético, estético e assim por diante.

 

Confraria Nossa Senhora do Carmo do Monte Carmello,C.prj