8ª Conferência Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina estão finalizando os preparativos para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 18 e 19, no Centro de Convenções do Atlantic City, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
A conferência é aberta para a população usuária do SUS, profissionais de saúde, gestores, conselhos de classe ligados à área de saúde e demais interessados na temática. Os participantes podem ser delegados ou observadores.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde terá 8 eixos temáticos para orientar as discussões durante os dois dias. São temas como direito à saúde, participação social, financiamento e gestão do SUS, valorização do trabalho, informação e inovação no SUS, entre outros.
O secretário municipal de saúde, Aderivaldo Andrade, diz que a Conferência é um momento importante de avaliar e propor ações. “As deliberações irão constar no Plano Municipal de Saúde que terá validade de quatro anos”, especifica.
A diretora de planejamento da SMS, Cláudia Glauciene Teixeira, fala que a conferência é um espaço de importantes discussões sobre a área da saúde. “Iremos tratar de proposições importantes que irão ampliar a discussão sobre a temática. Para isso é preciso que todos os envolvidos pela defesa do direito à saúde e do SUS estejam mobilizados e participem. O SUS e a saúde pública são conquistas importantes de cidadania”, ressalta.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ronaldo Lopes da Rocha Mendes convida a população para participar da conferência. O evento segue as orientações da Resolução Nº 500 (12 de fevereiro de 2015) do Conselho Nacional de Saúde que prevê a realização de conferências municipais, estaduais e a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em dezembro.
Confira os documentos para a 8ª Conferência Municipal de Saúde no link abaixo.
www.teresina.pi.gov.br
fht.teresina.pi.gov.br
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
É bom demais poder participar de mais esse momento de democracia direta em nosso país. E o Piauí dá lições de organização, como no caso da campanha contra a Dengue.