Hospital Getúlio Vargas no Piauí avança na gestão participativa

10 votos

hgv-gestao_participativa.jpg

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza rodas de conversas nos setores para a escolha dos novos membros do Colegiado Gestor. Nesta sexta-feira (19) a Roda de conversa foi realizada nas Unidades de Terapia Intensiva do HGV. Na ocasião, foram escolhidos os novos membros das UTIs para participar do Colegiado na gestão 2015-2016.

Há dois anos trabalhando com uma gestão participativa, muitos avanços já foram conquistados no hospital, frutos de discussões com usuários, trabalhadores e gestores, como afirma a assistente social, Rita Lima. “A gestão adquiriu poltronas confortáveis para os acompanhantes; conseguimos avançar nas discussões dos direitos dos pacientes e familiares; implantamos o direito ao acompanhante para todos os pacientes", afirma Rita.

A diretora geral do HGV, Clara leal, considera a criação de colegiado um dispositivo de democratização, propiciando a construção coletiva e objetivando a estruturação de uma assistência de qualidade, equânime e integral, baseada nos princípios do SUS.

Para a ouvidora, Luísa Barros, as soluções e resultados obtidos a partir da discussão colegiada são mais sustentáveis e duradouros do que os alcançados por um coordenador ou um pequeno grupo de gestores. “Hoje comemoramos avanços concretos dentro da Política de Humanização que antes não conseguiríamos sem a participação colegiada”, explica.

Luísa Barros explica que a instituição do colegiado no HGV facilitou na resolutividade dos problemas. “Hoje as demandas que chegam à Ouvidoria, seja de paciente, familiar ou funcionário,  são pautadas na reunião do colegiado e encaminhadas com maior rapidez e com uma melhor resolutividade”, ressalta a ouvidora.