Os benefícios do acolhimento na Atenção Básica
.
O acolhimento teve seu início com as propostas de reorientação da atenção à saúde, sendo o mesmo peça chave para a reorganização da assistência em diversos serviços de saúde, direcionando a modificação do modelo tecno-assistencial. Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2003) o acolhimento estabelece ligação concreta e de confiança entre o usuário ou potencial usuário com a equipe ou profissional de saúde, sendo indispensável para se atender aos princípios orientadores do Sistema Único de Saúde – SUS.
O acolhimento favorece a concepção de uma ligação de confiança e compromisso dos usuários com a equipe e os serviços, sendo uma ação fundamental para a humanização do SUS e depende unicamente dos profissionais inseridos na rede de Atenção Básica.
Para se implantar um acolhimento efetivo nas diversas unidades deve-se partir do principio da própria falta de conscientização dos profissionais da atenção básica de saúde quanto à importância do acolhimento e o não reconhecimento dos mesmos dos benéficos adquirido com a realização do acolhimento, esta problemática deve ser trabalhada como ponto de partida.
Deve ser ser visto como um dispositivo potente para atender a exigência de acesso, propiciar vínculo entre equipe e população, trabalhador e usuário segundo Souza (2008). Este mesmo autor descreve ainda em seu estudo que o acolhimento questiona o processo de trabalho, desencadeia cuidado integral e modifica a clínica. Sendo assim vê-se a necessidade de qualificar os trabalhadores para recepcionar, atender, escutar, dialogar, tomar decisão, amparar, orientar, negociar.
Por deusa maria noronha do nascimento
O acolhimento é uma ação assistencial que propõe a mudança a relação profissional usuário través das regras técnicas, éticas, humanitárias e solidarias.
As pessoas que procuram a unidade deverão ser acolhidas por profissional da equipe.