Tá feia a situação

11 votos

 

Gripei (pelo menos acho que seja gripe rsrs), me recuperei parcialmente, continuo com uma tosse chata a umas 2 semanas. Nada disso interessaria a RHS se não tivesse acontecido: Após um certo tempo a tosse começou a me preocupar e logo corri atrás de uma consulta num posto próximo a minha casa. Chegando lá fui informado que a marcação de consultas só aconteciam as quintas e que era bom eu chegar cedo devido a grande procura corria o risco de ficar fora da agenda.

Isso me trouxe a seguinte reflexão: pra mim que "só estudo" e não tenho a dificuldade de faltar um serviço para apenas tentar marcar consulta é relativamente tranquilo, o que não deixa de ser errado, mas e as pessoas que tem compromissos, patrões com cobranças etc, como essas pessoas terão acesso aos serviços de saúde da atenção básica? creio que nunca. Com certeza irão procurar os serviços de emergência, causando a superlotação das mesmas e um tempo para atendimento exorbitante.

Como explicar a dificuldade numa simples marcação de consulta? Não era só ela ter anotado na agenda? Nem que fosse pra daqui 1 mês era melhor do que ter saído de lá com as "mãos abanando".

Atitudes como essas me levam a crer que não teremos o SUS que queremos e precisamos tão cedo. Não sei se é descaso com o SUS por parte dos profissionais e gestores. Sei que precisamos de meios que cobrem deles certas metas, não sobre atendimentos, mas sobre os indicadores de saúde de uma certa população.